A Internet é actualmente um meio privilegiado para a partilha dos mais diversos conteúdos. No entanto, os vários estudos que têm sido levados a cabo pelas principais empresas de networking revelam que o vídeo será o tipo de conteúdo mais usado já a partir de 2016, até porque facilitará a comunicação entre utilizadores (que actualmente é estabelecida essencialmente através de chats e muitos smiles..) e a utilização de outras aplicações/serviços.
Mas será a largura de banda actualmente disponibilizada pelos ISPs ( Internet service provider) aos clientes domésticos suficiente para a utilização frequente do video? A Google já avançou e já oferece 1 Gbps aos utilizadores dos Estados Unidos.
A Google, gigante dos serviços online e software, parece ter descoberto uma nova oportunidade de negócio e pretende agora integrar o segmento dos ISP. Apelidado de Google Fiber, este é um projecto que tem como principal objectivo oferecer aos cliente ligações à Internet a Gigabit (download e upload) para uma melhor experiência com conteúdos digitas, ao contrário do cenário que se vive actualmente nos mais diversos países.
Segundo a própria Google, este projecto inclui várias fibras ópticas que terão a manutenção e suporte de elementos da própria empresa.
Kansas City, que se localiza no estado de Missouri, EUA, foi assim o primeiro local onde a Google testou este projecto e os resultados não poderiam ser melhores….Transferências a Gigabit em downloads e uploads (100 vezes mais rápida que as tradicionais ligações dos EUA).
Apresentação do projecto Google Fiber
Além da Internet, a infraestrutura dá também suporte ao sinal de TV. Ao todo são cerca de 160 canais e uma variedade de outros programas de TV que estão disponíveis para as mais diversas plataformas.
Actualmente estão disponíveis três planos:
- [5 Mbps download/1 Mbps Upload] – Os utilizadores que apenas pretendam utilizar o serviço de Internet, apenas terão de pagar a instalação que poderá rondar os 300 dólares (valor que poderá ser dividido por 12 meses). Nestes casos, a velocidade da ligação estará limitada a 5 Mbps para downloads e 1 Mbps para uploads.
- [1 Gbps Download/Upload] – A utilização de 1 Gbps apenas estará disponível em pacotes específicos onde os utilizadores não terão de pagar pela instalação do serviço mas terão uma mensalidade na ordem dos 70 dólares, com velocidades simétricas na ligação (1 Gbps para download e upload). Quem subescrever este plano terá também direito a 1 TB de espaço no Google Drive.
- [1 Gbps Download/Upload + iPTV] – Por 120 dólares, os utilizadores poderão ter acesso à Internet a Gigabit mais 160 canais de TV.
- Quem subescrever este plano receberá gratuitamente um tablet Nexus 7
- …e também uma Network Box com 4 portas Gigabit + Wifi e com disco de 2 TB para gravação de conteúdos multimédia.
A Google informa também que qualquer utilizador que assine um dos três planos terá desconto no Chromebook da Samsung, tendo esse um preço final de US$ 299.
Será que um serviço deste tipo faria falta em Portugal?