Pplware

Google Fiber – Internet a 1 Gbps já disponível

A Internet é actualmente um meio privilegiado para a partilha dos mais diversos conteúdos. No entanto, os vários estudos que têm sido levados a cabo pelas principais empresas de networking revelam que o vídeo será o tipo de conteúdo mais usado já a partir de 2016, até porque facilitará a comunicação entre utilizadores (que actualmente é estabelecida essencialmente através de chats e muitos smiles..) e a utilização de outras aplicações/serviços.

Mas será a largura de banda actualmente disponibilizada pelos ISPs ( Internet service provider) aos clientes domésticos suficiente para a utilização frequente do video? A Google já avançou e já oferece 1 Gbps aos utilizadores dos Estados Unidos.

A Google, gigante dos serviços online e software, parece ter descoberto uma nova oportunidade de negócio e pretende agora integrar o segmento dos ISP. Apelidado de Google Fiber, este é um projecto que tem como principal objectivo oferecer aos cliente ligações à Internet a Gigabit (download e upload) para uma melhor experiência com conteúdos digitas, ao contrário do cenário que se vive actualmente nos mais diversos países.

Segundo a própria Google, este projecto inclui várias fibras ópticas que terão a manutenção e suporte de elementos da própria empresa.

Kansas City, que se localiza no estado de Missouri, EUA, foi assim o primeiro local onde a Google testou este projecto e os resultados não poderiam ser melhores….Transferências a Gigabit em downloads e uploads (100 vezes mais rápida que as tradicionais ligações dos EUA).

Apresentação do projecto Google Fiber

 

Além da Internet, a infraestrutura dá também suporte ao sinal de TV. Ao todo são cerca de 160 canais e uma variedade de outros programas de TV que estão disponíveis para as mais diversas plataformas.

 

Actualmente estão disponíveis três planos:

A Google informa também que qualquer utilizador que assine  um dos três planos terá desconto no Chromebook da Samsung, tendo esse um preço final de US$ 299.

Será que um serviço deste tipo faria falta em Portugal?


Homepage: Google Fiber

Exit mobile version