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Google está a preparar-se para reinventar o Captcha

A constante luta da Google para conseguir encontrar as melhores e mais seguras formas de proteger os utilizadores tem originado a criação de diversas ferramentas.

O reCaptcha é um dessas ferramentas, usado de forma muito alargada na Internet para prevenir a utilização de serviços por boots e para garantir que quem se autentica é realmente um ser humano e não uma máquina.

Esta ferramenta tem evoluído nas mãos da Google e agora acaba de ser anunciado que vai dar mais um salto. O Captcha deixará de apresentar os famosos textos destorcidos, para passar a apresentar…absolutamente nada!

Esta mudança que a Google vai implementar no seu reCaptcha vem facilitar a vida aos utilizadores que precisam de passar por esta verificação, mas ao mesmo tempo consegue agora aplicar medidas mais seguras de garantir que quem acede é realmente humano.

Tudo resulta da nova API do reCaptcha e da forma como esta agora analisa o comportamento da utilização dá página onde este mecanismo está aplicado.

Agora a única acção que o utilizador precisa de tomar é apenas a selecção da caixa que indica que é um humano e a Google irá avaliar e decidir se é ou não.

Caso a avaliação deixe alguma dúvida aos mecanismos da Google o processo normal é retomado e o utilizador terá de introduzir algum texto, de difícil leitura, para provar que é realmente uma pessoa e que pode registar-se no serviço ou usar a funcionalidade que este presta.

Este é o processo antigo e que deverá ser mantido para futuro. Mas mesmo esta área foi aprimorada e melhorada, de forma a garantir que os mecanismos automatizados não conseguem contornar estas medidas de segurança.

A Google aproveitou também esta mudança para adaptar o reCaptcha aos dispositivos móveis. Agora em vez de termos de digitar palavras que são difíceis de interpretar num teclado que nem sempre é generoso e simples de usar, passam a existir outros mecanismos, baseados em imagens, e que permitem a correcta identificação.

Abandonam-se as palavras e passam a usar-se imagens, que devem ser seleccionadas e identificadas afinidades entre elas.

Esta identificação vai ser usada pela Google como forma de melhorar o seu algoritmo de identificação de imagens, melhorando assim a pesquisa de imagens nos seus serviços.

O No CAPTCHA reCAPTCHA está já em uso em alguns serviços como o WordPress ou o Snapchat, prevendo-se o alargamento a outras plataformas e a outros serviços num futuro próximo.

A API antiga, e que ainda é usada vai ser mantida, garantindo a todos os que não quiserem fazer a mudança que vão conseguir manter os seus formulários a funcionar.

Esta novidade vem aumentar a segurança que o reCaptcha oferece aos serviços onde é usado, ao mesmo tempo que torna mais simples a utilização por parte de quem o utiliza para validar a sua humanidade.

Quando se anuncia que os testes de o reCaptcha usava, de reconhecimento de palavras distorcidas, consegue ser já ultrapassado por mecanismos de inteligência artificial com um grau de fiabilidade de 99,8%, a Google vem aprimorar este seu serviço e aumentar a complexidade de quem os pretende contornar.

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