Pplware

Google Drive está a testar um verdadeiro modo offline via Chrome

Os serviços de backup e armazenamento na cloud são virtualmente perfeitos. Até que, por qualquer razão, a ligação à Internet é interrompida e o utilizador fica impedido de aceder aos mesmos. No entanto, o Google Drive já está a estar um verdadeiro modo offline através do navegador Google Chrome.

Este mesmo modo offline também já está presente em soluções como o seu Docs, Sheets e Slides.


Agora, a fim de continuar a melhorar o Google Drive, a tecnológica testa um modo offline mais compreensivo em que também será possível aceder a documentos PDF, imagens, ficheiros do Office, entre outros. Desse modo, mesmo sem ligação à Internet, não perderemos o acesso à grande maioria dos ficheiros na cloud.

Um verdadeiro modo offline para o Google Drive

Ainda que a premissa seja bastante ambiciosa, a empresa já está a testar isso mesmo. Ao propósito, está a aceitar candidaturas para os utilizadores interessados. Portanto, uma fase beta avizinha-se mais abrangente e disponível para os interessados. A partir daí, bastará marcar um ficheiro para consulta offline.

Para já, a fase beta só está disponível para os administradores de conta G Suite. Os demais utilizadores terão que aguardar pelo final do período de testes, estando assim excluídos da primeira fase. No entanto, não excluímos uma seguinte fase onde tal requisito já não seja exigido.

 

 

Tal como podemos ver pela imagem acima, o ficheiro é carregado via Google Chrome. Em seguida, aparecerá a mensagem no canto inferior esquerdo, avisando-o da sua disponibilidade offline. Aqui, portanto, passamos a ter acesso completo ao material em questão, ainda que o acesso à internet tenha sido interrompido.

Funcionalidade a ser testada no Google Chrome

Além da imposição supracitada, o modo offline só está acessível via Google Chrome. Algo certamente mudará na eventualidade desta função ser efetivamente implementada. Ao propósito, os utilizadores têm que ativar este modo a partir da própria Drive, ou através do Docs, a partir do menu das respetivas definições.

 

 

Em seguida, é necessário fazer a autenticação, com uma conta certificada como responsável pela G Suite. Só então é que será apresentada a opção de disponibilizar um ficheiro offline. Note-se ainda que não existe, para já, uma calendarização para a sua distribuição global, mas estaremos naturalmente atentos.

Poderá este modo offline cimentar a popularidade do Google Drive?

 

Exit mobile version