O Pacote de produtividade do Google, o Google Docs, limitava um pouco os seus utilizadores. A rigidez na escolha dos formatos de upload não beneficiavam a adopção transversal do serviços pelos seus utilizadores.
Hoje o Google anunciou que vai alterar as características do seu pacote de produtividade, vai permitir que os utilizadores façam upload de qualquer tipo de ficheiros para a sua cloud.
O Google Docs permitia ao utilizador que este usasse o serviço para criar, carregar e partilhar documentos de texto, apresentações e folhas de cálculo, limitando a sua utilização a esses ficheiros de trabalho. Abrindo a sua porta a outros formatos, podemos então carregar na nuvem do Google músicas, vídeos, imagens e muitos outros ficheiros. Também podemos enviar material criado do Microsoft Office usando as capacidades tentaculares do Google para partilhar.
O ganho da partilha
Este novo espaço de partilha, tal como um disco rígido mas online, albergará todos esses formatos evitando assim a dispersão de utilização por outros serviços, principalmente por serviços de terceiros, onde estavam a nascer arquipélagos de novos e potenciais mercados.
Na prática teremos 1GB de espaço online onde podemos ter muita coisa guardada. O serviço permite uploads de ficheiros até 250 MB. O Google impôs uma limitação a ficheiros MS Word: neste acaso só poderemos enviar ficheiros até 500 Kb de cada vez. Já para os ficheiros PDF e PowerPoint, o tamanho máximo é de 10 MB por upload.
Não será um espaço (ainda) generoso, principalmente quando conhecemos serviços como o Dropbox, entre outros, mas é um inicio onde o Google abre a parte comercial: para aumentar para 20GB apenas precisará de pagar 5 dólares por ano. Mas veja aqui mais informação quanto aos preços do espaço adicional.
O serviço está a poucos dias de se tornar aberto ao mundo, no entanto outros serviços, como o Syncplicity (entre outros) já estão a combinar pacotes de funcionalidades a partir deste novo recurso Google. Saiba mais aqui sobre o assunto Google Docs.