Pplware

Google compra reCAPTCHA

Segundo uma noticia publicada hoje no seu blog oficial a Google adquiriu a empresa reCAPTCHA.

Para quem não conhece, a reCAPTCHA oferece serviços de CAPTCHA a cerca de 100000 sites por toda a Internet, protegendo-os contra spam e máquinas mal intencionadas.

O CAPTCHA é um teste utilizado como ferramenta anti-spam, desenvolvido na Universidade de Carnegie-Mellon.

Um CAPTCHA normal envolve um pedido de resolução de um teste que é enviado por um servidor a um utilizador. Como os computadores são incapazes de resolver o CAPTCHA, assume-se que um utilizador que submeta uma resposta correcta é um ser humano.

Naturalmente que por vezes esses testes são quebrados e novos padrões mais complexos são introduzidos.

O termo foi inventado em 2000 por Luis von Ahn, por Manuel Blum, Nicholas J. Hopper (todos da universidade do Carnegie-Mellon), e por John Langford (da IBM).

Um tipo comum de CAPTCHA requer que o utilizador identifique as letras de uma imagem distorcida, às vezes com a adição de uma sequência obscurecida das letras ou dos dígitos que apareça na tela.

Actualmente, o reCAPTCHA é recomendado pelos criadores de CAPTCHA como a implementação oficial.

Segundo a noticia publicada no blog do Google a tecnologia agora adquirida será utilizada nos diferentes projectos de scannig de texto que a Google tem em mãos. Em concreto, será aplicada no projecto Google Books e Google News Archive Search.

Foi ainda indicado que os serviços actualmente prestados pela reCAPTCHA a todos os sites da Internet irão ser mantidos nos mesmos moldes.

Exit mobile version