O Google anunciou ontem, quarta-feira (10) a aquisição da empresa finlandesa de software para telefones móveis Jaiku. A operação tem o objectivo de aumentar a actividades do grupo no sector dos equipamentos móveis.
Fontes do Google confirmaram a compra, cujo preço não foi divulgado, e acrescentaram que a tecnologia da Jaiku pode “ajudar a desenvolver novas formas de utilizar os telemóveis”.
A Jaiku criou um serviço que permite aos seus utilizadores mandar mensagens escritas para o site da empresa, fazendo com que amigos ou simplesmente outros utilizadores da rede estejam a par das suas actividades.
Este tipo de serviço popularizou-se rapidamente nos Estados Unidos e nalguns países europeus. Nesses locais, concorrentes como a Twitter -uma empresa de San Francisco (EUA) criada há pouco mais de um ano- já contam com quase meio milhão de utilizadores.
A Google está a estender os seus serviços de e-mail e vídeo ao mercado de comunicações móveis, e anunciou no final de Setembro a compra da Zingku, uma plataforma de redes sociais para esses aparelhos.
O site de pesquisas quer participar também do próximo leilão da banda de frequências de 700 megahertz nos EUA, o que representaria o acesso a um enorme número de clientes.
A imprensa diz que a empresa está a desenvolver inclusive um telemóvel próprio, que seria lançado em 2008, mas o Google não confirmou a existência de planos para lançar um GPhone ou Google Phone, como o projecto tem sido veiculado frequentemente nos EUA.