Por Hugo Sousa para Pplware.com
Durante os últimos meses foram vários os novos produtos e os novos projectos que as maiores empresas de tecnologia a nível mundial têm apresentado. Deste modo e para fazer face à concorrência feroz deste mercado a Google adiantou que irá apresentar durante a próxima semana um novo projecto.
Com este projecto a gigante americana pretende aplicar uma técnica de avaliação dos anos 60 que tem como objectivo recolher informações sobre os computadores dos utilizadores, sem comprometer a sua privacidade.
Mas será isso possível?
O projecto será denominado de RAPPOR – Randomized Aggregatable Privacy-Preserving Ordinal Response – e deverá ser apresentado pela empresa durante a próxima semana, na ACM Conference on Computer and Communications Security. RAPPOR destina-se a recolher estatística sobre aplicações, como por exemplo falhas das aplicações ou até mesmo falhas de segurança, no entanto, a Google assegura que nenhuma informação sensível ou confidencial sobre os utilizadores será exposta.
Segundo o gestor para pesquisas de segurança, Ulfar Erlingsson, este projecto irá construir estas estatísticas através de uma técnica de pesquisa de respostas aleatórias.
“O RAPPOR permite que o software envie relatórios que são efectivamente indistinguíveis dos resultados e estão livres de quaisquer identificadores únicos. No entanto, agregando os relatórios podem apreender-se estatísticas comuns a muitos utilizadores.”
Este é o projecto que a Google irá apresentar durante a próxima semana, o RAPPOR, que será lançado em código aberto, para que todos os utilizadores possam testar os seus mecanismos de análise e possam ajudar a desenvolver esta tecnologia.
Será a Google capaz de garantir que a privacidade dos utilizadores não seja violada?