Um ano depois do lançamento ao público do Google Chrome, o browser da gigante da Internet norte-americana passa a estar pré-instalado em todos os novos portáteis da linha Sony Vaio. Ainda que o Internet Explorer continue, também, instalado por omissão, o Google Chrome é agora o browser pré-definido no sistema operativo.
Este acordo, apelidado de “experimental”, é a mais recente jogada da Google para tentar promover o seu navegador, depois de ter também estabelecido uma parceira com a RealPlayer e de ter até recorrido a anúncios televisos, algo inédito na história da empresa. Segundo o Financial Times, a Google continua em conversações com outros fabricantes de computadores.
Não obstante as várias críticas positivas que têm sido feitas a este software, o Google Chrome continua muito atrás do rival da Microsoft, o Internet Explorer, que continua entre as preferências de 68% dos utilizadores, face aos apenas 2.6% do Chrome. No entanto, a aposta da Google parece no caminho certo e em breve poderá segurar o terceiro lugar na guerra dos browsers, à frente do Opera e do Safari.
Brian Rakowski, director de produtos do Google Chrome, comentou: “não é importante que nem todos utilizem o Google Chrome, mas que a tecnologia dos web browsers evolua tão rápido quanto possível”. E acrescenta: “é problemática a quantidade de pessoas que não sabem o que um browser é, ou que não o sabem avaliar” tendo em conta o papel central que desempenham hoje. Não foram, até ao momento, revelados quaisquer detalhes financeiros relativos a este acordo.