Pplware

Google Chrome – about:labs

O Google Chrome é um browser em franco desenvolvimento. Todas as semanas saem novidades nas suas versões de desenvolvimento, que maturam e acabam por ser transportados para as versões finais.

Foi pedido por um leitor do Pplware (o Ricardo) que apresentássemos uma das novidades que apareceram nas últimas versões e que é um separador com funções Labs, bem ao estilo dos produtos Google.

Esta funcionalidade está apenas disponível nas versões de desenvolvimento (Dev, Canary ou Chromium) e pretende ser a montra das novidades que podemos testar e que irão ter o seu lugar em futuras versões.

Para acederem a este novo separador devem escrever na barra de endereço about:labs (ou seguir o link). Nesse separador são apresentados as experiências que estão disponíveis para a versão do Chrome que estiverem a utilizar. É possível que vos apareçam Labs que não estão disponíveis noutro Chrome, basta que a versão seja diferente.

Segundo a Google estas experiências são uma antevisão do que poderemos ver futuramente no Chrome e não é dada qualquer garantia de pleno funcionamento na sua utilização.

Google Chrome Labs is a testing ground for experimental features that aren’t quite ready for primetime. They may change, break or disappear at any time. We make absolutely no guarantees about what may happen if you turn one of these experiments on. Your browser may spontaneously combust and/or acquire sentience.

A activação de cada um dos Labs é feita na página apresentada e no final devem reiniciar o Chrome, fazendo uso do botão que será apresentado no final dessa mesma página.

Vamos então apresentar os Labs disponíveis no Google Chrome à data de hoje.

Side Tabs

Esta experiência permite que passem a ter os separadores numa barra lateral, em vez da sua posição habitual. Depois de activarem esta funcionalidade devem clicar com o botão direito do rato em cima de um separador e escolher a opção Utilizar separadores laterais. Para a desactivar devem fazer o mesmo, mas na barra lateral e escolher a mesma opção.

Tabbed Settings

Com a activação desta funcionalidade passam a ter acesso às configurações do Google Chrome dentro de um separador, contrariamente ao que acontecia até agora e que as mostrava numa janela separada.

Instant

Esta funcionalidade activa a já famosa pesquisa instantânea do Google. Sempre que forem escrever algo na barra de endereço do Chrome é efectuada uma pesquisa no motor de pesquisa da Google.

Remoting

Esta é uma funcionalidade que apesar de não estar funcional, revela os planos da Google de permitir o acesso remoto a PC’s. Não se sabe ainda se essa sessão vai estar limitada ao browser ou se será alargada ao PC. Pode ainda ser uma forma de remotamente se aceder ao futuro sistema operativo da Google.

Tal como indicado, actualmente esta funcionalidade não realiza qualquer evento. É apenas mostrada uma caixa que pede as nossas credenciais Google, mas que retorna um erro de acesso. Teremos de esperar novas evoluções para ver as suas verdadeiras funcionalidades.

Page Info Bubble

Esta é mais uma optimização da interface do Google Chrome. Depois de activa deixam de ter a informação sobre as páginas que visitam na forma de uma janela separada do browser. Essa informação é apresentada em forma de uma mensagem que é apresentada na Omnibar.

Disable outdated plug-ins

Esta funcionalidade, apesar de ser das menos visíveis é das mais importantes de serem activadas. Com ela entregam ao Chrome a decisão de desabilitar os plugins que estejam desactualizados. Esta é uma forma de ser garantido que não existem buracos de segurança e que são aplicadas novas funcionalidades entretanto disponibilizadas.

XSS Auditor

O XSS Auditor é um mecanismo que permite aumentar a segurança do Chrome ao não permitir ataques de cross-site scripting de sites maliciosos.

Background WebApps

Apesar de ainda não existirem muitas WebApps, esta funcionalidade permite que as que estiverem já instaladas sejam executadas em background no arranque do Windows e que se mantenham em funcionamento após o fecho do Chrome.

Ficam então apresentadas todas as funcionalidades Lab que o Chrome tem disponíveis. Activem as que acharem mais interessantes e que entendam serem necessárias para a vossa utilização deste browser.

De salientar que estas são as que estão disponíveis na versão Windows do Chrome. Existem outras especificas para as versões Mac e Linux.

Mais uma vez a Google demostra que o seu browser está a caminhar no sentido de se tornar um player importante nesta corrida sem fim à vista.


Download: Google Chrome Canary
Download: Google Chrome Dev
Homepage: Google Chrome

Exit mobile version