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Google agita o mercado!

Foi anunciada, depois do fecho do mercado de sexta-feira, a compra da DoubleClick pela Google, depois de vários meses de especulação onde se adiantava a possível aquisição da empresa que gere publicidade online por parte de vários gigantes da Internet e TI, entre os quais a Microsoft e a Yahoo.

A aquisição deverá estar fechada até final do ano e marca a compra mais cara de sempre da Google, que investiu nesta empresa 3,1 mil milhões de dólares (2,3 milhões de euros), quase o dobro do valor gasto para a integração do YouTube.

Com a compra da DoubleClick a Google passa a controlar mais de 80 por cento da publicidade online, uma posição que atraia também a atenção dos rivais para este negócio e justifica a valorização da companhia que em 2005 valia 1,1 mil milhões de dólares.

A empresa prevê vantagens para os utilizadores, que vão ter acesso a publicidade mais relevante para os seus interesses, para os anunciantes, que aumentam a qualidade das visualizações conseguídas, e ainda os sites de conteúdos que têm acesso a uma nova rede de anunciantes.

Já nesta segunda-feira, a AT&T afirmou que o negócio deve ser “rigorosamente” revisto pelas autoridades da concorrência, pois a Google está a posicionar-se como o único agente de publicidade online. Também o responsável da Microsoft, Brad Smith afirmou que “esta proposta de aquisição levanta sérios problemas no que respeita à concorrência e à privacidade”, dando à Google “um controlo na entrega de publicidade online e um acesso a informações dos consumidores sem precedentes”, segundo a Bloomberg.

Ainda assim, no mesmo dia o Google voltou às compras e assinou um acordo para a venda de anúncios com a gigante de rádio americana Clear Channel. De acordo com a agência de notícias EFE, o acordo é válido por muitos anos e prevê a venda de uma parte garantida de anúncios de 30 segundos em mais de 675 estações, entre AMs e FMs, embora não tenham sido divulgados detalhes adicionais sobre a transacção.

Fonte: Google News

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