Pplware

Google actualiza 4 das suas aplicações no Android

Nos últimos dias a Google publicou novas versões de quatro das suas aplicações onde as aplicações Maps e Gmail estão incluídas.

A Google Inc. tem um reportório interessante de aplicações para Android. Na verdade, algumas delas foram actualizadas já há bastante tempo e mereciam uma revisão. No entanto, é sempre bom receber notificações de actualizações disponíveis e, desta vez, quatro ao mesmo tempo.

Espera-se que, de alguma forma, a frequência de inclusão de melhorias e novas funcionalidades seja cada vez maior nas aplicações da “dona” deste SO móvel. Conheça as actualizações…

As aplicações que sofreram actualização foram Google Maps, Gmail, Google Authenticator e YouTube Remote. As duas primeiras são “o prato do dia no Android”, com vários milhões de utilizadores, já as outras são menos utilizadas mas ainda assim têm um papel importante.

 


 

Google Maps

Foi há poucas semanas que a Google incluiu a funcionalidade de descarregar mapas para utilizar em modo offline, desligado da rede.

Poucos dias depois foi apresentada a disponibilização de informação de trânsito, em tempo real, para 13 países Europeus ficando, para já, Portugal de fora. Os países congratulados foram Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Irlanda, Israel, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Eslováquia , Espanha e Suiça e a informação é actualizada a cada 5~10 minutos, não necessitando de fazer actualização à aplicação.

A actualização mais recente, disponibilizada no dia 27 de Julho, foi para a versão 5.8 e inclui as funcionalidades seguintes:

Foi também adicionada ao Labs a opção Texto maior (óptimo para melhorar a utilização durante uma navegação) e a opção Transferir área no mapa foi renomeada para Área do mapa pré-armazenada em cache.

Mais informação no Google Mobile blog.

Ver o Google Maps no Market

 


 

Gmail

Leio em vários locais que a aplicação Gmail não é adequada, na forma como funciona, entre outras críticas que lhe tiram valor. Pessoalmente, como utilizador da plataforma web-based do Gmail, esta aplicação Gmail no Android funciona na “mesma linha” e com as mesmas opções. Pessoalmente adoro-a (não dispenso melhorias) e não a troco por outra… entre as melhores do Market que já testei.

Desta vez foi actualizada para a versão 2.3.5 que inclui novas funcionalidades que ajudam na organização e eficiência com que o email é consultado. É agora suportado, convenientemente, a Caixa de entrada prioritária permitindo “etiquetar” cada tipo de email com a prioridade que merece (se for diferente daquela que o Gmail pré-definiu). Foi acrescentada a possibilidade de sincronizar apenas dessa caixa de entrada prioritária, poupando assim tráfego de dados aquando da sincronização.

É agora possível, nas preferências de notificação, escolher a opção Notificar uma vez para novos e-mails, não para cada mensagem nova, muito útil para quem tem um email “muito concorrido”, e foi adicionada a opção Mostrar sempre logo após premir Mostrar imagens num qualquer email, podendo assim memorizar e mostrar sempre as imagens dos remetentes pretendidos, e foi melhorado o desempenho da aplicação em geral.

Ver o Gmail no Market

 


 

Google Authenticator

Esta aplicação nunca foi apresentada aqui no Pplware mas pode ter bastante valor para quem gosta de andar mais seguro. O Google Authenticator permite activar dois passos na verificação da conta, gerando códigos de verificação, ficando assim mais protegido para acessos não autorizados. O acesso à Conta Google fica assim com uma camada extra de segurança onde o login é feito com um código gerado por esta aplicação juntamente com a palavra-passe da conta.

Desta vez foram feitas duas actualizações:

De facto estas actualizações não merecem o destaque que está a ser dado mas, já que esta aplicação foi actualizada muito recentemente, aproveitei para a dar a conhecer.

Ver o Google Authenticator no Market

 


 

YouTube Remote

Esta aplicação já foi referida aqui no Pplware. Trata-se de um controlo remoto com elevadas capacidades, direccionado ao YouTube Leanback.

Há já várias TVs no mercado que permitem navegar e visualizar vídeos no YouTube de forma rápida e fácil, numa plataforma adequada à utilização na sala de estar. Para quem ainda não fez esse investimento, pode ser bastante útil ligar o computador portátil à TV da sala, abrir o YouTube Leanback e passar bons momentos usando apenas o YouTube Remote no Android como controlo para a reprodução.

A actualização no passado dia 27 de Julho contempla:

A novidade do Modo de Festa parece-me bastante adequada a usar, por exemplo, durante as férias para partilhar bons momentos em sintonia.

Ver o YouTube Remote no Market

 


 

A novidades nas actualizações da aplicações Google ficam por aqui. Sempre que se justificar, tornará a ser publicado um artigo nestes moldes.

Exit mobile version