Pplware

Google activa IPv6 no YouTube e provoca pico na Internet

Sem qualquer aviso prévio, a Google activou o suporte para IPv6 no serviço YouTube e provocou um pico de tráfego na Internet que foi sentido desde quinta-feira (29/1) até segunda-feira (1/2).

“Na quinta-feira, perto do meio-dia na Califórnia, notámos uma grande quantidade de tráfego de entrada IPv6, que sabíamos ser proveniente do Google”, disse Martin Levy, director de estratégias IPv6 do ISP Hurricane Electric (empresa que tem uma das maiores infra-estruturas IPv6 do mundo).

“O tráfego IPv6 veio de ISPs de todo o mundo quando o Google activou tráfego IPv6 no YouTube”, disse Levy. “O IPv6 está agora presente em diversos Datacenters da Google. O pico de tráfego foi na ordem de 30 para 1. Em outras palavras, 30 vezes mais tráfego IPv6 veio dos Datacenters do Google do que antes.”

Levy acrescenta ainda que o tráfego IPv6 do YouTube parece indicar o uso em produção, já que ele permaneceu estável desde quinta-feira e segue os padrões normais de uso.

Os analistas comemoraram a actualização do YouTube como um sinal da crescente aceitação do IPv6, uma substituição de protocolo que já era esperada. Muitos grandes sites, como YouTube e Netflix, têm actualmente suporte ao IPv6 porque os endereços disponíveis com o protocolo IPv4 estão perto do fim.

O Google suporta actualmente IPv6 em diversos produtos e serviços, como Search, Alerts, Docs, Finance, Gmail, Health, iGoogle, News, Reader, Picasa, Maps, Wave, Chrome e Android.

Artigos relacionados

Exit mobile version