Pplware

Google abre os seus mapas ao mundo dos videojogos

Desde o sucesso do Ingress e do Pokemon Go, que os videojogos que utilizam a localização do jogador têm crescido e evoluído.

Para tornar estes jogos mais envolventes e adaptados ao mundo real, a Google abriu os seus mapas aos programadores com o lançamento das novas API do Google Maps.


Todos nos lembramos da febre que se registou em 2016 com o lançamento do Pokémon Go. Uma gigante onda de sucesso que levou muitas pessoas a percorrerem as ruas das cidades e vilas à procura de Pokémons. Antes deste sucesso, já o Ingress tinha reunido uma boa legião de fãs que seguiam o mesmo modo de jogo.

Embora já permitissem uma boa jogabilidade, estes jogos baseavam-se numa framework antiga que não foi desenhada para este tipo de aplicações e que não permitia tirar toda a potencialidade dos mapas. Para resolver este problema, a Google lançou agora novas API para o Google Maps de forma a que os programadores consigam tirar maior proveito do serviço de mapas da gigante americana.

 

Jogos vão poder explorar mais detalhadamente os mapas da Google

Se até agora estes jogos já permitiam um nível interessante de interação com a realidade, com a nova API do Google Maps, eles estarão ainda mais perto da realidade. Para isso, os programadores poderão aceder aos dados de estradas e edifícios em tempo real.

No software agora fornecido, a Google incluiu uma ferramenta que traduz toda a informação dos mapas para Unity e outra que ajuda no desenvolvimento dos jogos de forma a fazer uso de todos os dados disponibilizados. Com a junção de ambas as ferramentas, os programadores conseguirão transformar edifícios e monumentos em objetos 3D, que poderão ser personalizados tanto em aspeto como em funcionalidades. Ou seja, usando o exemplo do Pokémon Go, os hospitais poderão ser transformados em Centros Pokémon e os monumentos em ginásios.

Embora os jogos baseados nesta nova tecnologia ainda devam demorar algum tempo a ser lançados, esta é uma novidade que permitirá aproximar os videojogos da realidade e tornar a experiência de jogo cada vez mais envolvente.

 

Leia também:

Exit mobile version