Longe vai o ano de 1996, onde a Google começou por ser um simples projecto, levado a cabo por Larry Page e Sergey Brin. Com o tempo cresceu e tornou-se a empresa que todos conhecemos, com os muitos serviços que oferece de forma gratuita a todo os Internautas.
Por muito que cresça e apresente novos serviços, a Google nunca deixará de estar associada à sua génese, o motor de pesquisa de conteúdos que se tornou uma das maiores portas de entrada para a Internet.
A base deste motor de pesquisa foi um dos maiores trabalhos que Larry Page e Sergey Brin apresentaram. O seu modelo de Page Rank ainda hoje é usado para medir o “valor” que cada uma das milhares de páginas web que estão disponíveis pela Internet.
Tendo o seu bem mais precioso disponível a todos, as pesquisas e a avaliação das páginas, a Google resolveu começar a fazer valer esse seu bem e tirar partido dele. Surgem serviços como o Adwords e melhorias a todo o modelo da empresa.
A pesquisa é então alargada e deixam de ser apresentados apenas resultados relacionados com páginas web e passa a ser possível pesquisar imagens, notícias e outros conteúdos.
Mas como os utilizadores pediam ainda mais, a Google aplicou-se em conseguir o que designa por pesquisa universal, onde não importa o tipo de conteúdo e sim o que os utilizadores procuram.
A mais recente novidade que a Google trouxe para o seu motor de pesquisa foi a pesquisa instantânea, onde os utilizadores apenas têm de escrever o que pretendem, na maioria das vezes até apenas parte dela, e o motor de pesquisa encarrega-se de instantaneamente apresentar os resultados.
O vídeo que apresentamos abaixo explora todas estas questões e ideias, de formas muito mais detalhadas, apresentando a evolução da pesquisa de conteúdos na Google e um pouco do que é a sua história.
Independentemente do rumo que o futuro nos levar, a Google tem planos para ele e para o seu motor de pesquisa. Se hoje já achamos que este é, sem dúvida, o melhor da Internet para nos fornecer acesso aos conteúdos que procuramos, de certeza que evoluirá para se tornar ainda mais integrado com o nosso acesso a toda essa informação.
Resta-nos esperar por esses avanços e ir desfrutando tudo o que a Google nos pode oferecer agora, aproveitando é claro para ver o que a concorrência apresenta.