Pplware

Gmail terá emails confidenciais e com data de expiração

As questões de segurança estão cada vez mais presentes na mente dos utilizadores. Abrangem os muitos serviços usados e até as aplicações do dia a dia.

A Google está a trabalhar numa novidade para o Gmail e que entra nesta área. O maior serviço de email da Internet vai em breve passar a disponibilizar emails confidenciais com data de validade.


Esta novidade do Gmail, que ainda não está disponível para os utilizadores, está enquadrada numa mudança radical que a Google prevê aplicar em breve e que mudará radicalmente este serviço de email.

Do que já pôde ser visto, o Gmail passará a contar com emails confidenciais para garantir a privacidade dos utilizadores. Na prática, estas mensagens vão apenas poder ser lidas pelos destinatários autorizados e mesmo assim com limitações. Haverá ainda a possibilidade de definir datas de validade para as mensagens.

Mensagens do Gmail que expiram

A primeira novidade será mesmo a possibilidade de criarmos mensagens que apenas vão poder ser lidas e acedidas num determinado período de tempos. Esta definição será feita pelo remetente.

Associado a este modo confidencial está também a impossibilidade das mensagens serem encaminhadas para outros destinatários ou que seja feita a impressão da mesma.

O modo confidencial

Outra futura novidade é mesmo o modo confidencial. Com este novo modo vai ser possível criar mensagens que estão privadas e bloqueadas, sendo necessário um código para poderem ser acedidas.

Estes dados de acesso vão ser enviados para os destinatários pela Google e podem ser enviados por email ou simplesmente por SMS, sempre controlado pela Google.

Do lado dos destinatários, a mensagem apresentada encaminhará para um link onde a será necessária uma nova autenticação  Só após este passo é que será possível aceder à mensagem.

Provavelmente estes emails vão mesmo ser eliminados e não vão permitir que sejam encaminhados ou descarregados os elementos que nele constam.

A única coisa que a Google poderá ter deixado de fora e que derrubam a segurança desta novidade é mesmo a possibilidade de copiar texto ou, simplesmente, a captura de imagens.

Todas estas medidas são muito interessantes e prometem um aumento da segurança do Gmail. A Google irá lançá-las em breve e assim garantir mais uma evolução do seu serviço de email.

Exit mobile version