Pplware

100 milhões de pessoas usam esta app da Google, é uma delas?

Chama-se Files e é uma das soluções mais populares da Google. Aliás, de acordo com a própria gigante norte-americana, já são mais de 100 milhões de pessoas a utilizar esta app gratuita e disponível para virtualmente todo e qualquer smartphone Android, além de lhe sugerir ações personalizadas.

Já conhece, ou já utiliza esta poderosa e gratuita ferramenta para gerir e otimizar o armazenamento?


É um dos princípios básicos de economia, perante uma quantidade de recursos, escassos por natureza, é preciso dar resposta a um sem-fim de necessidades. O mesmo, ainda que em menor escala, pode ser aplicado ao armazenamento de um smartphone. Excluiremos, contudo, o armazenamento na cloud da equação.

Já conhece a app Files para gerir o smartphone?

Há, portanto, um número limitado de ficheiros que pode instalar no seu smartphone. De igual modo, há um numerus clausus de fotografias e vídeos que pode captar com o seu terminal. Isto até que o armazenamento nativo do mesmo fique cheio. Excluiremos, de igual modo, a expansão via cartões microSD da equação.

Estamos assim limitados ao armazenamento nativo (físico) de cada smartphone, neste caso Android. Algo que em países como o Brasil, Índia, ou Nigéria, significa por vezes soluções muito económicas e limitadas. Ora, urge então fazer uma gestão cuidadosa do recuso em questão, neste caso o armazenamento interno, finito.

 

 

Ainda de acordo com a própria Google, esta app foi criada para resolver a problemática de a cada passo ter que apagar aplicações, ficheiros e outros itens. Sobretudo quando o smartphone recebia alguma atualização de sistema, por norma é necessário algum espaço livre. Aí, a Files tem-se revelado particularmente eficaz.

A gestão do armazenamento nos dispositivos Android

Aliviando o stress de não saber se tem espaço para mais uma foto, a app está a ser bem recebida. Aliás, agora que ultrapassou os 100 milhões de instalações, podemos considerá-la um sucesso. Algo que a própria empresa louva, partilhando também algumas métricas cativantes em torno da Files.

Segundo a publicação da Google, em cada segundo a app liberta 8 GB de armazenamento, algo que equivale a cerca de 2200 fotografias. Além disso, a Files presta particular atenção aos serviços de mensagens instantâneas, bem como aos ficheiros repetidos que se formam frequentemente no smartphone.

Assim, perante a popularidade desta solução, a empresa trouxe também o modo escuro (dark mode) à Files. É uma boa forma de poupar bateria, em ecrãs AMOLED, além de reduzir a fadiga ocular. Por fim, a tecnológica promete trazer ainda mais funcionalidades para esta solução, indo ao encontro da sua visão de futuro.

Files da Google

Homepage: GoogleLLC
Preço: Gratuito


Exit mobile version