Pplware

Droid Wall – Firewall para aplicações no Android

2G/3G ou Wireless? Você escolhe!

Recém chegado ao mundo Android como já tive a oportunidade de referir, tenho andado a explorar o “brinquedo” e a testar as mais diversas aplicações. Aproveitando algumas dicas do Pedro Simões digamos que estou rendido ao telemóvel e ao sistema operativo.

Para Android há uma infinidade de aplicações mas hoje trago-vos uma que considero interessante, o Droid Wall.

Basicamente o Droid Wall é um front-end para gerir a poderosa firewall do Linux, iptables. Permite restringir ou permitir o acesso das aplicações à rede (2G/3G ou Wifi).

Para quem anda sempre preocupado com os “gastos” relativamente aos dados recebidos/enviados via rede 2G/3G, esta aplicação poderá ser uma óptima solução uma vez que permite definir quais as aplicações que têm ou não acesso (seja via 2G/3G ou Wifi).

Depois de definir as regras, carregamos no botão Menu e escolhemos a operação que pretendemos (Desactivar a Firewall, aplicar regras, mostrar regras ou definir password de acesso)

Depois é só testar as regras aplicadas. Nunca se esqueçam que para o pplware há sempre “luz verde” 🙂

Como instalar?

Caso queiram experimentar esta aplicação basta que apontem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo e serão encaminhados para a aplicação no Android Market. Se preferirem podem pesquisar no Market por  Droid Wall.

Nota: Chamamos a atenção aos leitores que esta aplicação apenas funcionará correctamente em telefones Android que tenham sido Rooted (permite que passemos a ter acesso completo a todas as funcionalidades que o equipamento tem para oferecer e que me muitos casos foram barrados pelos operadores ou pelos fabricantes do Hadrware).

O Pplware não se responsabiliza por quaisquer instruções disponibilizadas nos comentários, que podem resultar no bloqueio total do equipamento ou perda da garantia.

Depois dos testes realizados, considero que esta aplicação tem um grande potencial, pois permite-nos controlar os acessos “indevidos” de aplicações a rede.

Com a definição de regras de acesso, podemos navegar mais sossegados pois temos controladas as aplicações que possam estar a correr em “background” e que em outras situações estariam também a usufruir da rede.


Homepage: Droid Wall

Exit mobile version