Pplware

Desempenho do Flash no Android 2.2 é doloroso

O desempenho do Flash no Android mede-se em segundos por frame e não em frames por segundo.

Todos nós sabemos que o Flash está em todo o lado, a começar pela enorme quantidade de sites de streaming de vídeo. A grande bandeira do Android 2.2 é o suporte ao Flash, face ao iOS da Apple. A Apple vaticina o fim do Flash, antevendo uma web que recorra às potencialidades do HTML5 em detrimento da tecnologia da Adobe.

Será esta previsão assim tão absurda? O NewTeeVee pegou num Google Nexus One munido de Android 2.2 (Froyo) e suporte a Flash, decidiu navegar entre vários sites bem conhecidos e no fim, as conclusões estão à vista.

É importante referir as condições do teste: além de ter sido usado um Google Nexus One com o CPU Snapdragon a 1GHz, a ligação wireless utilizada fixa-se nos 25Mbps. Olhando para estas condicionantes, a velocidade de ligação não é limitadora, nem deverão ser os 1GHz de poder de processamento do smartphone.

O objectivo seria testar a performance da reprodução de vídeo Flash no Android 2.2. Ao navegar pelos vídeos da ABC.com, Fox.com e Metacafe.com, é notória a extrema lentidão de carregamento dos mesmos, muitas vezes nem se conseguiu visualizar qualquer imagem. Quando, por sorte, a imagem aparecia, a reprodução era incrivelmente má, quase dolorosa de se experienciar.

Dependendo dos sites e da qualidade desses mesmos vídeos, a experiência global é muito inconsistente. No site móvel da ABC, ora aparecem mensagens de erro “Try again later”, ora o vídeo pára depois dos anúncios publicitários. Foi no Fox.com que conseguiram ver finalmente um vídeo. Segundo o autor do teste “O episódio de Bones parecia mais um slideshow visto no Android do que um vídeo, e com o som dessincronizado em relação ao vídeo”.

Foi o Metacafe que proporcionou a melhor experiência de de utilzação. Arriscou-se um vídeo em HD, e é claro, mais parecia um slideshow. Tentou-se por fim visualizar um vídeo sem HD e finalmente foi possível ver algo, embora ainda demasiado lento para um utilizador comum suportar. NewTeeVee

Obrigada ao a Friend® pela sua partilha no fórum.

Deixo-vos por fim algumas perguntas em aberto:

Embora o Flash seja a grande novidade do recente Android, como poderá este vencer no mercado do vídeo não-optimizado, sem que os sites sejam obrigados a fornecer uma versão optimizada dos seus vídeos?

Terá o Steve Jobs razão na sua previsão, o Flash tenderá a desaparecer?

Esperamos pela vossa opinião nos comentários.

Exit mobile version