Pplware

Das mãos de dois estudantes universitários para o mundo: a Google celebra 25 anos

É uma das maiores empresas do mundo e uma incontornável, quando o tema é tecnologia. A Google faz 25 anos e, hoje, há quem não se conheça sem ela.


Assim como algumas das empresas tecnológicas que conhecemos e apreciamos, enquanto consumidores, a Google teve um início humilde e, na altura, não esperava o sucesso que conquistou.

Outrora chamada Backrub, a Google foi pensada, criada e fundada por Larry Page e Sergey Brin, enquanto ambos eram ainda estudantes universitários na Universidade de Stanford, na Califórnia.

Inicialmente, o objetivo passava por desenvolver um motor de busca que pudesse reunir e organizar todas as ideias do mundo e deixá-las acessíveis a todos.

Contudo, transformou-se em algo consideravelmente maior do que isso.

 

25 anos depois, não se fala em tecnologia sem mencionar a Google

Em 1998, foi lançada como uma empresa legal com a ajuda de um investimento de 100.000 dólares, tendo Page e Brin adotado a garagem de Susan Wojcicki como escritório. Esta “senhoria” tornou-se, mais tarde, CEO do YouTube.

Em 2001, Brin disse que a métrica do Google era “quanto tempo demora desde que temos uma necessidade de informação até que o Google satisfaça essa necessidade”.

Ao longo dos anos, a Google foi lançando as plataformas que hoje conhecemos tão bem: Gmail, o Google Maps e o Google Chrome.

Contudo, a explosão em popularidade deu-se, em 2009, com a aquisição do YouTube por 1,65 milhões de dólares. Esta plataforma de partilha de vídeos, que é hoje um tanto diferente, tornou-se num sucesso mundial e ajudou a escalar a carreira de algumas das maiores estrelas digitais que conhecemos.

Apesar dos fracassos que também foi colecionando pelo caminho, a Google é parte da vida de muitas pessoas que, além dos outros serviços, veem no seu motor de pesquisa as páginas amarelas de outros tempos – além de tudo o resto em que está, atualmente, investida.

Exit mobile version