O Chromecast foi uma das muitas ideias revolucionárias da Google. Uma pequena e barata dongle HDMI que ligada permite a uma televisão que sejam transmitidos conteúdos de qualquer dispositivo móvel ou de qualquer computador.
A Google colocou-lhe algumas limitações, para garantir que existe um controlo forte sobre o que os utilizadores conseguem transmitir, permitindo o acesso apenas a algumas aplicações ou serviços.
Os planos da Google vão de certeza libertar muito mais o Chromecast, com a criação de mecanismos para dar acesso a outras aplicações, mas para surgiram melhorias no campo da personalização do Chromecast.
As novidades que a Google apresentou não permitem ainda a liberdade que outras soluções dão aos utilizadores, mas garantem já um grande grau de customização, ao contrário do que até agora existia.
Se até agora estávamos sujeitos a apenas ter acesso às imagens (de excelente qualidade) da Google, passamos a poder ter no fundo do Chromecast um leque de imagens novas e até alguma informação adicional, sobre o tempo e sobre notícias.
As fontes de imagem que o Chromecast agora suporta vão desde as que estão na conta de Google Plus do utilizador até a várias colecções da própria Google.
Com esta novidade, e sempre que o Chromecast não estiver a receber streaming de vídeos, áudio ou simplesmente a reproduzir os ecrãs de um computador ou smartphone Android, passará a usar estas imagens como pano de fundo.
Há ainda a possibilidade de serem activados alguns widgets que vão dão dar ao utilizador acesso à previsão do tempo. Para os utilizadores do Chromecast nos Estados Unidos está ainda disponível informação sobre notícias, directamente dos jornais The New York Times e do The Guardian.
Toda esta nova informação é controlada e configurada através das aplicações do Chromecast para dispositivos móveis, quer no Android quer no iOS.
Mesmo que existam vários dispositivos Chromecast na rede, esta configuração pode ser feita de forma separada e com parametrizações específicas para cada um dos diferentes Chromecast.
Há ainda a particularidade de se poder a qualquer altura saber o que está a ser mostrado no ecrã da televisão onde o Chromecast está ligado, bastando para isso perguntar “Okay Google, what’s on my Chromecast?” na aplicação Chromecast.
Esta novidade está a chegar aos dispositivos Chromecast de forma gradual com a actualização das aplicações nos dispositivos. Quer a versão Android quer a versão iOS têm já esta novidade incorporada e podem desde já controlar e configurar esta nova opção.
Depois de lançar uma dongle única, torna-a agora um pouco melhor e mais ajustada ao utilizador e ao que quer nela mostrar, sejam as suas imagens ou até as de um museu que a Google tenha fotografado.
Ainda falta muito para o Chromecast ser totalmente livre para os utilizadores usarem, mas este pequeno passo mostra que a Google está a começar a trilhar esse caminho.