Pplware

Como criar um formulário na plataforma da Google em 5 min? (II)

Quem é programador sabe bem o trabalho que dá criar um formulário digital, fazer as respetivas validações de campos e guardar a informação numa base de dados. No entanto, para quem não percebe deste tipo de tecnologias e não precisa de toda esta estrutura, pode simplesmente recorrer aos formulários da Google.

Depois de mostrarmos aqui como iniciar a criação de formulários, hoje deixamos mais algumas dicas.


Como viram, adicionar campos no formulário é uma ação relativamente simples. Uma das funcionalidades mais interessantes que a Google adicionou (já em 2016), é a possibilidade de se fazer upload de ficheiros via formulário. Para isso o utilizador terá apenas de adicionar um campo “Carregar ficheiro“.

Os ficheiros serão carregados para o Google Drive do proprietário do formulário. Os inquiridos terão de iniciar sessão no Google quando forem adicionadas perguntas de carregamento de ficheiros a um formulário. Certifique-se de que apenas partilha este formulário com pessoas nas quais confia. Para dar seguimento carregue em CONTINUAR.

Em seguida são disponibilizadas várias opções para este campo. Por exemplo, é possível indicar que tipo de ficheiros é que os inquiridos podem fazer upload, o n.º máximo de ficheiros e também o tamanho máximo de ficheiros carregados. De referir que os formulários têm capacidade para aceitar até 1GB de informação.

Carregamento de ficheiros

Depois de ser disponibilizado o formulário aos utilizadores, estes apenas têm de carregar em ADICIONAR FICHEIRO.

Em seguida, basta que arrastem o ficheiro para dentro da janela, ou então, carreguem em Adicionar Ficheiros. Para finalizar carreguem em “Carregar“.

E para submeterem o formulário basta que carreguem em SUBMETER.

Do lado de quem recebe basta ir ao separador RESPOSTAS, para ver a informação que foi carregada e respetivos ficheiros. Para ver os ficheiros basta carregar em VER PASTA.

E é tão simplesmente isto! Há outras opções que mostraremos num próximo tutorial. Até lá podem ir experimentando as nossas dicas do tutorial 1 e agora deste. Se tiverem alguma sugestão, deixem em comentário.

Exit mobile version