Pplware

Conversas no Google Hangouts podem ser facilmente escutadas

As questões de segurança e privacidade tomaram uma dimensão grande quando Edward Snowden veio a público relatar todas as actividades da NSA.

Uma das principais preocupações tem estado na possibilidade das autoridades acederem de forma simples às comunicações e assim obterem dados dos utilizadores.

A Google revelou agora que os Hangouts, uma das principais ferramentas de comunicação da Internet e que se esperavam estar protegidos, afinal não estão totalmente cifrados e que esta empresa consegue ler as comunicações dos utilizadores.

Desde que se soube da simplicidade com que a NSA conseguia ler todas as comunicações que circulavam na Internet que surgiram aplicações que conseguem de uma forma ou de outra garantir a privacidade das comunicações dos utilizadores.

A verdade é que a maioria dos utilizadores acaba por voltar para as aplicações mais conhecidas e mais usadas, é em empresas como a Apple, o Facebook ou a Google que este depositam a sua confiança para que os seus dados estejam protegidos.

A Apple sempre se gabou de conseguir ter mecanismos de cifra ponto a ponto e que apenas os utilizadores dos seus serviços de mensagens conseguem aceder aos dados, algo que se veio a provar que não é totalmente verdade e que a empresa pode a qualquer momento, e caso pretenda, aceder aos dados.

Uma das empresas que nunca fez grande questão de esclarecer os utilizadores sobre os mecanismos de segurança usados foi a Google, que sempre referiu que tinha as medidas necessárias e que os dados estavam protegidos.

Num recente AMA do Reddit, em que participou Richard Salgado, um dos principais responsáveis da Google para a área da segurança, foram conhecidos alguns pormenores que revelaram um pouco mais sobre as medidas da Google e que deixaram espantados muitos utilizadores.

Depois de algumas perguntas mais delicadas, e que foram discretamente deflectidas com as respostas padrão, Richard Salgado acabou por responder directamente à questão sobre a cifra de dados do Hangouts e a forma como estes circulavam dentro das redes da Google.

A informação revelada mostra que a Google tem cifra entre os terminais dos utilizadores e os seus servidores, mas que dentro das redes da Google estes dados circulam em claro e podem ser lidos por qualquer um, quer seja da empresa ou de uma qualquer força policial do governo.

Mesmo com a opção de não registar as conversas, disponível no Hangout, este processo continua a ser feito da mesma forma, sendo a única diferença que estas mensagens não aparecem no histórico de conversas do utilizador.

Não ficou claro quantas vezes a Google terá já recebido ordens judiciais para realizar este tipo de escutas, mas tendo por base os dados que publica nos seus relatórios de transparência, não foram muitas as vezes.

O importante é que sabe-se agora que é possível fazer essas escutas, de forma simples e directa, deixando as conversas dos utilizadores expostas e contrariando a ideia de protecção que a Google faz dos dados.

Exit mobile version