O final do dia de ontem foi dedicado à Google e aos seus novos produtos. Se as novidades esperadas eram muitas, a verdade é que grande parte delas eram já conhecidas.
A Google acabou por confirmar tudo o que vinha a ser falado já há algum tempo, conseguindo ainda assim ter algumas novidades em primeira mão.
As novidades da Google estavam centradas nos novos produtos que a gigante das pesquisas esteve a desenvolver ao longo deste ano. Muito para além dos já esperados novos smartphones, sabia-se que outras novidades iam surgir, nas áreas onde a empresa tem já uma presença forte.
São 5 as principais novidades que foram reveladas, garantindo que o futuro da Google nestas áreas volta a estar garantido, com ofertas de peso.
Nexus 6P
O primeiro novo elemento da linha Nexus surgiu como o mais avançado smartphone que a Google já criou. Este novo smartphone resulta da parceria da Google com a Huawei e é, por agora, uma das melhores máquinas que vamos poder usar.
As características que mais saltam à vista numa primeira análise é o corpo de metal deste smartphone que se conjuga com a câmara traseira, de 13 megapixéis e que tem uma forma saliente.
Outros elementos de destaque são o leitor de impressões digitais, que está também na traseira, e o seu grande ecrã de 5.7 polegadas. A presença de uma porta USB Type-C complementam este pacote.
O seu grande ecrã de 5,7 polegadas com painel AMOLED tem resolução de Quad HD (1440 x 2560 píxeis) e protecção Gorilla Glass 4.
O novo Nexus 6P tem um processador 810 v2.1 e conta com 3 GB de RAM. Está ainda disponível nas versões de 32 GB, 64 GB 3 128 GB.
Outro trunfo de grande peso neste novo Nexus 6P é a sua bateria. Com 3450 mAh deverá ter uma duração superior ao que é normal.
O Nexus 6P ainda não está disponível na Play Store Portuguesa, mas deverá chegar em breve. O seu preço começará nos 649 euros.
Nexus 5X
Para além do Nexus 6P a Google resolveu trazer de volta um sucesso e que era pedido por muitos. O novo Nexus 5X, construído pela LG, quer ser também ele um sucesso.
Com linhas similares à do 6P, este novo 5X tem também presente um leitor de impressões digitais e uma porta USB Type-C, para um carregamento mais rápido e transferência de ficheiros mais simples.
As especificações do 5X são ligeiramente inferiores às do 6P, mas ainda assim suficientes para se bater na guerra dos smartphones.
O seu ecrã é LCD-IPS de 5,2″, com resolução Full HD e o seu SoC é um Qualcomm Snapdragon 808 hexa-core 64-bit a 2Ghz a GPU Adreno 418. Presente estão 2 GB de RAM LPDDR3 e os normais 16 ou 32GB de memória. A câmara traseira do 5X é de 12,3 MP e a frontal de 5MP.
O Nexus 5X ainda não está disponível na Play Store Portuguesa, mas deverá chegar em breve. O seu preço inicia-se nos 479 euros.
Chromecast
O novo Chromecast apesar de conhecido era uma incógnita. Falou-se de um novo modelo e também de uma versão áudio. A verdade é que os dois surgiram hoje e o novo Chromecast 2.0 é algo de totalmente novo.
A Google separou as águas e apresentou não 1 mas sim 2 novos Chromecasts. O primeiro vem dar seguimento ao que já conhecemos e pudemos testar, com a transmissão de vídeo de vários serviços ou de um simples telefone.
O segundo, o Chromecast Audio, é uma novidades absoluta e quer trazer a simplicidade de utilização do Chromecast para o mundo do áudio, com a simples ligação a uma coluna.
As melhorias vão muito para além da nova forma do Chromecast e este é agora um dispositivo completamente redesenhado e muito mais simples de usar.
A velocidade com que os conteúdos chegam agora ao Chromecast foi elevada, graças a novas técnicas de buffering e também graças à actualização de toda a componente wireless. O Fast Play vem tabém permitir uma muito mais simples ligação do Chromecast a uma televisão.
Com uma nova forma e um cabo HDMI saliente fica mais simples ligar o Chromecast a uma TV, mesmo com outros cabos presentes, ao mesmo tempo que causa menores interferências.
No caso do Chromecast Audio, a ligação é feita com recurso a um simples cabo que depois será ligado a uma simples coluna ou a uma aparelhagem. Toda a ligação com os restantes dispositivos é feita via wifi.
Se estão interessados nestes novos Chromecasts podem comprá-los já na Play Store Portuguesa, por 39 euros.
Android Marshmallow
Uma das novidades já conhecidas, esta de forma oficial e pela Google era a nova versão do Android. O Marshmallow esteve vários meses a ser desenvolvido e em testes, preparando-se para a chegada dos novos Nexus.
Esta versão está agora pronta para ser instalada em todos os Nexus e chegará já na próxima semana. Nessa altura os Nexus 5, 7 (2013), Nexus 9 e Nexus Player vão ver chegar a actualização via OTA.
É claro que os novos Nexus vão trazer esta nova versão directamente de fábrica, pronta a ser usada a partir do primeiro momento em que forem ligados.
Esta nova versão não pretende ser uma quebra com o passada e trazer novidades gráficas de peso. Quer sim manter os desenvolvimentos iniciados na versão anterior e garantir uma maior estabilidade ao Android.
Contem com um muito maior controlo das permissões das aplicações, uma melhoria significativa nos consumos da bateria e, finalmente, o Android Pay massificado.
Contem também com o Now on Tap, que irá permitir ao motor de pesquisa Google olhar para dentro das apps e monitorizar o conteúdo que é mostrado no ecrã para fornecer mais informação sobre que o utilizador procura. Será igualmente possível perguntar ao Google Now sobre informação contextual, dependendo do que está à procura no seu ecrã.
Pixel C
A última novidade de peso da apresentação da Google veio de uma área que não era esperada. A Google lançou um novo tablet, destinado a competir com as novas ofertas de peso neste mercado.
O Pixel C segue a mesma linha e filosofia dos anteriores Pixel, mas desta vez dentro do corpo de um tablet e que rapidamente se transforma num computador de trabalho.
O Pixel C tem um ecrã touchscreen de 10,2″, com resolução máxima de 2560 x 1800 píxeis e traz como GPU uma Nvidia Tegra X1.
Este novo equipamento traz como sistema operativo o Android Marshmallow e destaca-se por incluir uma interface USB Type-C e ter 3GB de RAM.
O primeiro acessório conhecido é um teclado que será comercializado por 149 dólares. No futuro novas ofertas vão de certeza surgir, para complementar o Pixel C.
O Pixel C vai ser comercializado na Google Store e estará disponível nas versões de 32GB e 64GB de memória de armazenamento.
O seu preço será de 499 dólares para a versão de 32GB e de 599 dólares na versão de 64GB.
Outras novidades
Apesar destas serem as principais novidades que a Google apresentou, surgiram outras, de menor peso ou impacto.
As principais centram-se no Google Play Music, com a criação de planos familiares, e no Google Photos, onde será mais simples partilhar fotografias e álbuns e também terá suporte para o Chromecast.
Estas novidades em concreto chegam nos próximos meses e as restantes, relacionadas com novos dispositivos, chegam já nas próximas semanas.