Cada vez mais usamos os serviços na “nuvem” para guardar os nossos dados, os nossos documentos, imagens e vídeos. Com a massificação da oferta Google, e sabendo da qualidade que está implícita em cada serviço, usamos também serviços como o Google Drive ou o Picasa para guardar os nossos documentos ou fotografias.
Quando se trata de pesquisar o problema agudiza-se, são cada vez mais os locais onde estão os nossos dados, já não chegam os discos no computador, os discos externos, as pens USB e agora também os locais na cloud? Mas no Mac temos uma ferramenta brutal para pesquisar, o Spotlight dá conta disso tudo e hoje vamos mostrar como adicionar esse locais do Google à pesquisa. Para isso vamos usar uma aplicação o Precipitate.
Precipitate é uma aplicação que fica no painel de Preferências do Sistema que permite pesquisar dados do Google no Mac.
1. Para pesquisar dados dos serviços Google, no seu Mac, terá de descarregar a aplicação Precipitate. Esta aplicação está alojada no Google Project Hosting Web page. Lá encontrará duas versões do Precipitate, poderá descarregar as versão para Mac 10.4 e a versão para Mac 10.5 ou superior. OS links encontram-se no final do post.
2. Para instalar o Precipitate, descompacte o ficheiro e instale a aplicação que irá ser colocada no painel de Preferências do Sistema.
3. Uma vez instalado, o painel irá fechar e voltar a abrir, verá então, em baixo, no grupo Outro, o ícone do Precipitate.
4. Não há muitas opções para alterar no Precipitate; precisa de 30 segundos para ter o serviço configurado. Basicamente precisa de saber o username e password das suas contas do dos serviços Google que quer sincronizar (Google Bookmarks, Google Docs, Picasa Web Albums).
5. Uma vez pronto e quando clicar no botão “Refresh Now” terá de autorizar o Precipitate a ter acesso à sua conta Google no porta-chaves. Fica a sugestão para escolher a opção “Always Allow,” caso contrario terá de andar permanentemente, a cada actualização, a dar autorização, o que é uma chatice.
6. Obviamente terão de esperar um pouco para que que os dados sejam sincronizados com o Spotlight. O tempo de espera depende da quantidade de dados que têm nesses locais cloud do Doogle. No Picasa, por exemplo, se tiverem centenas de imagens, obviamente indexar isso tudo… leva o seu tempo, esperem e verão que tudo aparecerá nas pesquisas do Spotlight.
7. Quando estiver tudo já sincronizado, testem se já vos aparece os documentos que têm no Google Drive. Façam uma pesquisa de algo que saibam que têm dentro de um daqueles serviços que activaram no painel do Precipitate.
8. Os itens da conta Google irão ser apresentados no Spotlight dentro da etiqueta Documentos e terão um ícone especial ao lado de cada um, permitindo que saibam que esses ficheiros estão a ser referenciados vindo das contas Google. Então, quando os seleccionar, irá abrir um separador novo no browser com o serviço e o documento será aberto.
9. Poderá actualizar o Precipitate quantas vezes entender. Infelizmente este não tem a opção de o fazer sozinho, para indexar automaticamente os novos ficheiros que lá coloca, na cloud do Google, a partir da data de activação do serviço no Mac.
Esta ferramenta tem sido melhorada, mas precisa de ser mais ainda. Seja como for, os problemas têm sido resolvidos e é estável a aplicação. Era interessante no futuro trazer um auto-refresh para que pudesse indexar os ficheiros que são adicionados diariamente ao Google Drive e ao Picasa. Mas é já uma ferramenta fantástica para ter no Spotlight tudo presente, quando pesquisamos.