São milhões de sites, de resultados de pesquisa e milhões de pesquisas a cada segundo. São muitos números para o Google filtrar e dar ao seu utilizador os melhores resultados, aqueles que ele quer receber.
Por segundo, o motor de pesquisa recebe 2 milhões de pedidos em todo o mundo e 15% resultam de pesquisas novas, combinações de palavras nunca antes feitas. Como gere então o Google esses resultados?
As pesquisas estão a evoluir, os conteúdos na Internet são cada vez em maior número e a forma como o Google funciona, os seus algoritmos, tem também ela que acompanhar esta evolução. A Bloomberg vem agora divulgar de que forma está a Google a tratar desta questão; de que forma gere a Google as novas pesquisas feitas no seu motor de busca.
RankBrain é parte da resposta
O RankBrain ajuda o motor de pesquisa a compreender melhor as pesquisas ambíguas que os seus utilizadores fazem constantemente, para que os resultados devolvidos sejam os mais satisfatórios.
O seu funcionamento baseia-se na incorporação de linguagem matemática que faça mais sentido para o Google. Além do mais, filtra as pesquisas para pesquisas mais simples que se possam aproximar daquilo que o Google já “conhece”.
É assim, com este moldar das pesquisas, que o utilizador recebe resultados cada vez mais fiáveis e de encontro às suas preferências e necessidades. Esta nova ferramenta já se tornou no terceiro mais importante contributo para os resultados de pesquisa no motor de busca da Google.
Actualmente, já todos os utilizadores do Google têm ao seu dispor esta ajuda nas suas pesquisas, apesar do processo de desenvolvimento ter demorado cerca de um ano até ser implementado em toda a Internet.
Fonte: Bloomberg