O ChromeOS é o sistema operativo da Google e consiste numa nova filosofia quando comparado com outros sistemas operativos. Já mostramos aqui no pplware (É hora de testar o Chrome OS) como correr o SO via VMWare e alguns de vocês já tiveram um primeiro contacto com o mesmo.
Hoje a dica que vos trago consiste em colocar e correr ChromeOS via PEN. Desta forma pode ser que alguns de voces consigam testar este novo SO, ultrapassando o problema associado a rede na máquina virtual.
Material Necessário
- Pen USB 4GB
- ChromeOS – download via torrent [307 MB]
- ImageWriter – download aqui
1 – Vamos começar por fazer download do ChromeOS, aqui usando por exemplo o uTorrent, depois procedemos à descompactação para uma pasta a vossa escolha. O ficheiro depois de descompactado tem 2,78 GB
2 – Abrir o ImageWriter e indicar onde se encontra a imagem do ChromeOS e depois carregar no botão Write
E basicamente está feito. Agora só temos de fazer boot com a pen criada. Toca a desligar o PC e mandar arrancar o mesmo via dispositivo USB.
Em breves segundos, o Chrome OS encontra-se em funcionamento.
Considerações importantes:
- A autenticação de entrada no SO necessita que haja conectividade. Uma vez que eu estava apenas com uma ligação Wireless, o SO não conseguiu proceder à autenticação pois é necessário configurar a rede wireless dentro do SO. Para resolver esta questão, liguei um cabo directo do meu router ao meu PC
- O sistema parece-me na mesma lento, facto que acontecia também quando testei no VMWare. Digam-me se isto também vos acontece.
Mais umas fotos
Acho que tenho de pedir ao Pai Natal uma máquina com melhor qualidade 🙂