A Google remodelou completamente o Gmail há poucos dias. Mas a gigante das pesquisas foi mais longe e deu ao seu serviço de email novas funcionalidades, tornando-o ainda mais interessante.
Uma dessas funcionalidades, o novo modo offline, surgiu agora e está finalmente disponível para todos. É hora de saber como ativar o novo modo offline do Gmail.
Das muitas novidades apresentadas pela Google para o Gmail, algumas não surgiram de imediato. O novo modo offline foi uma delas, mas a Google já o tornou público e todos o podem já usar.
Com este modo podem aceder às vossas mensagens mesmo quando estão sem acesso à Internet, conseguindo responder e ver anexos sem qualquer limitação por estarem offline.
Como ativar o novo modo offline do Gmail
Não sendo uma novidade absoluta no Gmail, a nova funcionalidade é ativada acedendo às Definições. Para isso carreguem na roda dentada, que está no canto superior direito e escolham essa opção.
De seguida, e já dentro da zona de Definições, devem procurar o separador Offline. É nele que deve entrar e iniciar a configuração.
Como configurar o modo offline do Gmail
A primeira opção que devem ativar é o modo offline. Para isso devem selecionar a opção Ativar correio offline.
De seguida devem definir o período de retenção do email. As opções são 7, 30 ou 90 dias. Podem ainda definir se pretendem que os anexos sejam também transferidos. Lembrem-se que quanto mais dias selecionarem, maior será o espaço em disco ocupado.
A última opção está associada à segurança. Devem indicar o que fazer aos dados offline quando terminar sessão na Conta Google. Podem manter os dados ou removê-los, garantindo que mais ninguém tem acesso a eles. No final devem guardar as alterações e o modo offline fica de imediato disponível.
Já antes a Google tinha disponível no Gmail o modo offline, mas recorrendo a uma extensão para o Chrome. Com este novo modo esta funcionalidade muda completamente e passa a depender apenas do browser.
Ativem este novo modo e garantam que podem aceder aos vossos emails em qualquer lugar e a qualquer hora, sem dependerem do acesso à Internet. Todos os emails vão estar disponíveis e prontos a serem lidos e respondidos.