A Google tem apostado nos seus serviços e procurado melhorar no sentido de os tornar mais próximos dos utilizadores, mais simples e mais práticos. Isso muitas vezes implica remover funcionalidades e terminar com algumas capacidades.
Isso aconteceu agora no Assiste da Google, que acaba de perder uma das suas funcionalidades mais usadas e até da mais úteis. Em breve deixará de ser possível criar lembretes baseados em localização geográfica.
Esta novidade não parece estar a ser bem recebida pela comunidade de utilizadores, mas a verdade é que está a acontecer uma mudança. De forma silenciosa e sem qualquer justificação, esta capacidade vai ser removida de forma completa.
Não foi ainda apresentada qualquer justificação para esta mudança, mas o processo já foi começado. Quem acede agora à zona de lembretes é recebido com uma notificação a dar conta de que em breve a capacidade de criar lembretes será mudado.
Do que é mostrado, dentro de pouco tempo, a capacidade de criar lembretes associados a locais deixará de existir. Esta novidade foi detetada ao início do dia de hoje, tendo sido o Reddit o canal usado para propagar esta informação.
Tudo o que é associado aos lembretes será mantido, mas apenas deixa de poder associar um local para que o lembrete seja mostrado ao utilizador. Sendo uma funcionalidade bastante usada, não se entende a razão para esta mudança.
Na verdade, ainda é possível ter esta capacidade, mas terá de ser com recurso a várias funcionalidades associadas. Não é a mesma experiência de utilização, mas ainda assim garante que o mínimo esteja disponível para os utilizadores.
Espera-se que a Google em breve assuma a mudança e justifique a razão pela qual retirou esta capacidade. Não será certamente uma limitação técnica, mas a verdade é que se perdeu uma das funcionalidades mais interessantes e importantes do Assistente da Google.