Pplware

Androidscreencast – Screencasts no Android

Actualmente já são muito os utilizadores que têm smartphones com Android. Uma das questões que os utilizadores principiantes me fazem com frequência é como tirar screenshots ao Android e como fazer pequenos vídeos para fazer tutoriais.

Muitas já são as ferramentas disponíveis e também já apresentamos aqui no pplware como fazer capturas de ecrã no Android (ver aqui).

Hoje vamos conhecer o Androidscreencast, uma aplicação que permite controlar remotamente o nosso dispositivo com Android e ainda realizar screencasts.

O Androidscreencast é uma pequena aplicação para desktop, desenvolvida em Java que permite controlar o nosso smartphone com Android a partir do PC. No entanto, para que se possa controlar o dispositivos com Android através do rato e teclado do PC, é necessário que o mesmo dispositivo esteja root.

Por outro lado, para quem pretende apenas fazer screencast não é necessária qualquer alteração no smartphone. Apenas terá de descarregar a aplicação e começar de imediato a fazer capturas de ecrã e pequenos vídeos.

Principais características do Androidscreencas

Como funcionar?

Para colocar em funcionamento o Androidscreencast, deve ter o Java Runtime Environnement 5 ou superior instalado e seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Download do Android SDK (aqui), e descompactar por exemplo para c:\android-sdk-windows

Passo 2 – Ligar o dispositivo ao PC através do cabo USB e verificar se o mesmo é detectado. Para isso pode basta abrir a linha de comando, posicionar-se dentro da pasta tools (ex: c:\android-sdk-windows\tools) e executar o comando:

adb devices

Passo 3 –  Fazer download do Androidscreencast aqui, e depois dar duplo clique para executar

Como podem verificar, no menu superior estão disponíveis as funções de Record (para produzir um vídeo), Explore (para ver ficheiros do equipamento) e Open URL (para abrir sites directamente da aplicação.

Em tempos fiz um pequeno vídeo com esta aplicação, que podem visualizar de seguida:

Pessoalmente gosto bastante desta aplicação por ser simples e permitir realizar screencasts sem a necessidade de ter o smartphone rooted. Conhecem mais alguma aplicação para o efeito?

Artigos relacionados

Veja todos os artigos relacionados com o Android aqui

Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows, Linux e Mac Download: Android SDK Windows/MacOS/Linux Download: androidscreencast.jnlp [16.2MB] Homepage: Android Screencast

Exit mobile version