Pplware

Android – Pesquisa por voz já suporta português europeu

… numa actualização que acrescenta 13 novos idiomas.

A pesquisa por voz é algo que, embora ainda pouco enraizado, é bastante útil e prático pois evita escrever aquilo que pode ser apenas falado, poupando assim tempo e transtornos na escrita.

Até agora estavam disponíveis 29 línguas onde ainda não constava o português europeu. Assim foi hoje lançada uma actualização dos recursos e passam a estar disponíveis 13 novas línguas, totalizando 42 diferentes idiomas e sotaques para 46 países.

Segundo a Google, a inclusão destes 13 novos idiomas pode acrescentar 100 milhões de novos utilizadores destes recursos. Além dos portugueses, os beneficiados são os bascos, búlgaros, catalães, finlandeses, galegos, húngaros, islandeses, noruegueses, romenos, sérvios, eslovacos e suecos.

Quem só hoje recebeu o acesso ao seu idioma, de certo que há muito que o esperava. O processo de reconhecimento de voz é complexo, implica a recolha de muitos milhares de declarações e todos os pormenores da dicção têm de ser tratados minuciosamente. Mesmo com idiomas bastante próximos como é o caso do português brasileiro com o português europeu, a dicção e sotaque são bastante diferentes e tornaram necessário a repetição de todo o processo como um idioma diferente. O mesmo se passa para a previsão de palavras que pode ser simples num determinado idioma mas bastante mais complexa num outro.

Para utilizar a pesquisa de voz no Android é necessário, no mínimo, a versão 2.2 Froyo. Uma vez instalada a aplicação Voice Search – que é comum estar instalada por omissão em todos os dispositivos Android – basta recorrer ao botão microfone no widget de pesquisa Google, onde é necessária uma ligação à rede para o reconhecimento ser bem sucedido (não necessário se tiver Google Now com reconhecimento de voz offline). Se já tem a aplicação instalada não é necessário fazer qualquer actualização, os novos idiomas estão já disponíveis.

É provável que tenha seleccionado outro idioma que não o português. Para escolher o idioma correcto deve:

O serviço de reconhecimento de voz continua em aprendizagem e quanto mais for utilizado, melhor será o seu desempenho e precisão. A Google informa ainda que a abrangência adicional destes 13 idiomas está a ser disponibilizada progressivamente durante a próxima semana. No meu caso, o Português de Portugal já está disponível e a funcionar perfeitamente. [via]

Como utilizador de Android, interessa-lhe a pesquisa por voz no seu idioma?

Exit mobile version