Pplware

Android: SMS Backup

Estamos efectivamente no mundo da informação. A importância de estarmos informados é tal que acumulamos religiosamente tudo o que nos pode vir a ser útil. Assim proliferam as formas de guardar essa informação.

Uma das formas mais rápidas dse nos comunicarmos hoje em dia é via SMS (Short Message Service), então como podemos guardar essa informação que enviamos e recebemos?

Eu cá no meu Android já tenho a solução… vão directas para a minha conta do Gmail!!!

SMS Backup

Este software para Android é de utilização simples. Basta definirmos qual o nosso endereço de email Gmail, a nossa password de acesso e qual a pasta onde colocar a os SMS’s. Depois o software automaticamente trata do resto.

Passamos então a ter os SMS’s guardados numa pasta, quer os recebidos quer os enviados.

Instalem a aplicação pela Android Market e depois chamem-na pelo menu de aplicações. O ícone é o que está apresentado na imagem abaixo.

Na primeira vez que executamos o SMS Backup temos temos obrigatoriamente de configurar as diferentes opções disponíveis, sobre pena de não o conseguirmos usar.

Mas são poucas as hipóteses de configuração:

Depois disto temos de ser nós a ordenar manualmente a primeira execução do backup. Tem mesmo de ser assim, mas as seguintes são completamente automatizadas e após recebermos ou enviarmos um SMS ele efectua uma cópia para o Gmail. As mensagens recebidas são enviadas cerca de 20/30 segundos após serem recebidas e as enviadas podem demorar até 30 minutos a serem colocadas no Gmail.

E pouco mais temos que fazer do lado ou preocupar-nos do telefone. É daqueles softwares que é instalar, configurar e esquecer. Podemos é claro de vez em quando verificar como estão as coisas no SMS Backup. A informação mais importante que podemos ter é a data do ultimo backup que foi realizado com sucesso e essa informação é-nos dada abaixo da barra de progresso do backup.

Depois só temos mesmo de consultar, se necessário, os SMS’s que temos no Gmail. Acedam e vejam que têm mais um marcador, com o nome que escolheram para ser o usado para alojar os backups dos SMS’s. E façam ai a gestão do vosso backup.

Engraçado foi perceber que mesmo que apaguem um SMS no telefone ele fica guardado no Gmail, o que é uma excelente característica. No entanto obriga-nos a fazer um pouco de “limpeza” periódica à pasta SMS’s no Gmail para que não estejamos a acumular lixo.

Adoptei esta ferramenta desde que ela foi apresentada por um dos nossos leitores no artigo anterior sobre software Android. Testem e vão ver que, tal como eu, ficam agarrado a ela!

Caso pretendam basta apontarem o vosso leitor de barras para a imagem abaixo e facilmente instalam o SMS Backup:


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android
Download: SMS Backup 1.1.1 [222 KB]
Homepage: SMS Backup

Exit mobile version