Pplware

Android nos Netbooks em 2010?

Surgiram recentemente rumores que o Google pretende expandir a sua plataforma Android para mais dispositivos que não um simples “smartphone”. Será que estamos perante o tão esperado Google OS?

Segundo a VentureBeat, a tarefa de compilação num netbook, da versão de código aberto do Android, está de tal forma facilitada, que o processo demora cerca de 4 horas a terminar. O que se poderia pensar é que depois desta tarefa, nada ou quase nada funcionaria e ter-se-ia que estar a instalar manualmente controladores, de modo a todo o hardware fosse detectado.

Aparentemente não, pois o processo de compilação do Android, gerou uma versão bastante funcional do Android num Asus EEEPC 1000H. Esta versão inclui suporte nativo para a placa gráfica, placa de som e placa wireless, originando uma experiência na Internet bastante funcional.

Como se vê na figura seguinte o tamanho deste netbook da Asus é aproximadamente 5 vezes maior que o HTC G1. Nada que tenha sido problema para o Android que se adaptou bastante bem.

No que se referem às aplicações incluídas no Android não houve qualquer problema, por exemplo o navegador de Internet (que usa o motor WebKit) corre sem problemas. Será interessante ver se está na agenda da Google desenvolver o Chrome para Linux para depois poder incluí-lo numa destas versões com o Android. Sim porque o Android, é baseado no nosso amigo pinguim. De salientar que o leitor de música que vem no Android, pela imagem apresentada, se encontra a correr sem problemas nesta nova versão.

Um pormenor curioso é que começam a existir traduções da plataforma Android para países onde não existem dispositivos a serem comercializados que o usem, como o caso da língua Alemã, Espanhola, Japonesa. Isto pode levar à especulação da possível penetração de dispositivos Android nesses mercados, temos pena que a língua de Camões ainda não tenha tradução disponível.

Não deixo de achar curioso a estratégia que a Google está a usar, que me parece querer começar na última fatia de mercado que a Microsoft e a Apple exploraram. Ora se repararmos estas duas empresas, respectivamente com o Mac OSX, e o Windows começaram a sua expansão no Desktop, depois foram expandido os seus sistemas operativos para os portáteis e hoje apostam fortemente nos Smartphones.

A Google ao que tudo indica pretende começar nos Smartphones e expandir o seu Android até chegar aos computadores pessoais que todos nós hoje usamos. Ora por esta ordem de ideias tem toda a lógica que o próximo passo na “cadeia alimentar”, sejam os Netbooks, o que me leva a concluir que estes rumores, têm fundamentos verdadeiros.

No entanto mesmo que o Android esteja numa fase de forte desenvolvimento da Google e a cada dia que passa, este fique cada vez mais estável e funcional, não chega pois a Google precisa de cativar os fabricantes de Hardware.

Tudo leva a indicar que a Google se anda a movimentar junto dos OEM, para que estes fabriquem Netbooks que tragam suporte para Android. Este tipo de negociações implicarão que este processo não estará concluído em 2009. Mas será que 2010 irá ser marcado com o posicionamento da Google no mercado de sistemas operativos, através dos netbooks?

Não me aprece que seja uma pergunta difícil de responder, todos aqueles que têm boa memória, certamente se lembram que já há alguns anos que se fala que o sonho da Google, é o de criar o Google OS. Bem… cada vez mais fico convencido que já o criaram e se chama Android.

Fonte: VentureBeat

Exit mobile version