Pplware

Android A1 – Porque gasta tanta bateria?

O conteúdo deste artigo aplica-se a outros modelos com Android e até mesmo a outros dispositivos com outros sistemas operativos.

Possuo um smartphone com Android há sensivelmente 1 semana e uma das características que me desiludiu no inicio foi a capacidade da bateria. Segundo os especialistas, a bateria que equipa o Android A1 de 1500 mAh é uma das melhores actualmente, apesar do equipamento possuir também um visor maior (ver aqui) comparando com outros equipamentos da mesma gama.

Durante os primeiros 4 dias, a bateria do meu Android teve em média a durabilidade de 1 único dia (ás vezes até menos).

Quais as situações que podem levar a um gasto excessivo da bateria?

Para quem leu a primeira parte do artigo, certamente que ficou sensibilizado e desanimado!! No entanto, a solução para este problema passa por um conjunto de pequenas afinações realizadas no próprio equipamento.

Graças a essas pequenas afinações, hoje já vai no terceiro dia complemente ligado, e sem qualquer tipo de carga adicional e por incrível que pareça a bateria ainda está a 71%.

Todos sabemos que a capacidade da bateria está directamente relacionada com a utilização que damos ao equipamento. Nesse sentido vamos identificar algumas situações que podem levar ao desgaste rápido da bateria:

Para uma poupança significativa da bateria o que fiz foi basicamente desactivar tudo o que é ligações (2G/3G, Wifi e Bluetooth). As mesmas só são activas quando forem necessárias

Ligações 2G/3G

Relativamente as situações acima identificadas comecei por desactivar tudo o que é ligações 2G/3G recorrendo ao widget APNdroid.

O APNdroid permite-me assim activar/desactivar tudo o que esteja associado a ligações 2G/3G/GPRS.

Ligações Wifi e Bluetooth

Tudo o que está associado a ligações Wi-Fi e Bluetooth também estão desactivas. Essa configuração pode ser facilmente realizada através das opções nativas do telefone.

Aplicações a correr em background

Como é normal em qualquer smartphone, existem sempre um conjunto de aplicações a correr em background no dispositivo e que muita das vezes nem nos apercebemos.  Para resolver esse problema e identificar as aplicações, instalei o TasKiiler que permite a qualquer momento retirar as aplicações da memória.

Reports da bateria

No sentido de ajudar a perceber o uso da bateria, o Android traz ainda nativamente opções, que permitem visualizar o estado da bateria. Podem aceder através do menu Configurações—>Informação e opções gerais e depois escolher uma das opções:

Histórico da bateria

Nesta janela podemos identificar quais as acções que consomem mais energia.

Informações da bateria

Na janela informações da bateria podemos visualizar as características técnicas da bateria, nível/saúde da bateria e tempo desde a inicialização

Informações da bateria

Na janela informações da bateria podemos identificar as aplicações que mais uso fizeram da bateria. É possível ordenar por tempo de utilização e por aplicação.

Carregamentos da bateria

Não sendo eu especialista nesta área, aproveito para passar a palavra no que tenho lido relativamente a este assunto. As baterias  de lítio devem levar cargas parciais (ex. 30 min) em vez de cargas totais e não “gostam” de ser descarregadas por completo (deep discharge). Outra das boas práticas é carregar a baterias através da energia e não através do USB.

Há um artigo bastante interessante sobre este assunto que podem consultar aqui

Espero que este artigo ajude alguns utilizadores de dispositivos móveis e espero pelo vosso feedback e também as vossas dicas. Há muitas aplicações, muitas formas de poupar energia e nesse sentido gostaria que partilhassem connosco as vossas experiências.

Artigos relacionados:

Exit mobile version