O Google como motor de busca é, se não o maior, um dos melhores. Já muitos surgiram depois dele, com ideias revolucionárias e métodos de indexação inovadores. Mas todos voltam às suas origens ou tornam-se restos do que poderiam ser e na verdade não foram.
De tempos a tempos é-nos trazida uma alteração na forma de testes ou Labs. Nem sempre estas inovações acabam por se tornar disponíveis, mas outras existem que vingam e em pouco tempo tornam-se parte integrante do Google.
No entanto a novidade lançada ontem não esteve disponível para testes e nem é sequer uma inovação digna desse nome. É apenas uma forma mais limpa de apresentar a página de pesquisa.
A maioria das pessoas não precisa de usar o rato para pesquisar no Google. Eu sou um exemplo disso. Basta escrever na barra de endereço www.google.com (ou .pt) e, depois da página carregada, começo a escrever o que pretendo pesquisar. O cursor está já na caixa de texto e o botão é activado pelo Enter.
Preciso do rato para quê? E ainda menos preciso da parafernália de links que populam a página! E se precisar deles ou de mais alguma coisa, mexo no rato e vou procurar o que preciso dentro dessa página.
Com esta ideia em mente o Google resolveu “limpar” a interface do Google. Ou seja, ao carregarmos a página somos apenas presenteados com o logotipo Google, a caixa de texto da pesquisa e os botões de “Pesquisa” e “Sinto-me com sorte”.
Basta então introduzir o termo a pesquisar e carregar no Enter. Se porventura mexerem no rato todos os elementos que estavam escondidos são mostrados e passam a ter a página normal do Google.
Para alguns de vós este novo visual não será novidade pois há algum tempo atrás andou a circular na Internet um pedaço de código JavaScript que tornava este novo visual activo.
Se testarem o acesso em diferentes browsers vão notar que existem diferenças. Não nas funcionalidade mas sim na apresentação dos dados. No IE, por exemplo, para além do que vos indiquei em cima que aparece é ainda mostrada a opção para definirem onde querem pesquisar (a web, páginas escritas em português e páginas de portugal).
Atenção, se efectuaram a alteração de imagem proposta no artigo “A nova interface do Google” não vão conseguir ver esta alteração em www.google.com. Deverão por isso aceder na mesma a www.google.com e aceder ao link “Go to Google Portugal” ou aceder directamente a www.google.pt.
Na minha opinião esta nova página está bem conseguida pois não tem informação a mais para nos distrair. No entanto, parece-me pouco lógico a presença do botão “Sinto-me com sorte” ou as opções de tipo de pesquisa. Se não as vou poder usar não custava nada esconderem-nas.
E os nossos leitores o que acham desta alteração? Aprovam? Não gostam? Digam de vossa justiça nos comentários!