Pplware

A Google vai matar o Picasa… finalmente

O Picasa é um dos serviços da Google que mais utilizadores tem conseguido cativar ao longo dos anos. Desde que foi aberto que tem tratado das fotografias e dos vídeos que lhe têm sido confiados.

Mas a Google tende a eliminar da sua lista de serviços aqueles que se repetem ou que estão desactualizados e por isso o Picasa vai desaparecer. Será a partir 1 de Maio e até lá várias mudanças vão acontecer.

A decisão de eliminar o Picasa é lógica e muitos esperavam que a Google tivesse tomado essa decisão há já alguns meses, depois da chegada do Google Photos e de todas as suas funcionalidades e integração com o Android.

Com a ideia de unificar os serviços e centrar-se apenas numa frente de desenvolvimento, a Google vai por isso fechar o Picasa já a partir de dia 01 de Maio.

After much thought and consideration, we’ve decided to retire Picasa over the coming months in order to focus entirely on a single photo service in Google Photos. We believe we can create a much better experience by focusing on one service that provides more functionality and works across mobile and desktop, rather than divide our efforts across two different products.

A partir da data definida, a Google recomenda que os utilizadores acedam ao Google Photos, onde vão poder encontrar lá todas as suas imagens e vídeos disponíveis, da mesma forma como tinham na versão web do Picasa.

Para todos os que não querem usar o Google Photos, a Google está a preparar uma forma para que todos os dados sejam exportados, mantendo a sua organização.

A segunda componente do Picasa, o seu cliente para desktop, vai também ser descontinuado. Até dia 15 de Março a Google irá manter o suporte, mas a partir dessa data deixa de ser possível recorrer a qualquer apoio. O cliente não deixará de funcionar no desktop, perdendo apenas a atenção da Google.

Mais uma vez a Google aconselha os utilizadores do Picasa a usarem a versão web do Google Photos e instalarem o cliente de upload deste serviço.

Desde 2011 que a Google não dava qualquer importância a esse serviço e por isso não o actualizada. Este era um fim esperado há já muito tempo, mas que vai finalmente acontecer, empurrando os utilizadores para o Google Photos, mais moderno e mais simples de utilizar.

Google

Exit mobile version