Pplware

A Google quer mais transparência para os parceiros e utilizadores Android

A norte-americana Google partilhou recentemente o seu relatório anual de segurança e privacidade no Android relativo a 2018. No decurso do documento, coloca a ênfase nas melhorias já aplicadas com o intuito de proteger todo o seu sistema operativo, bem como o ecossistema de produtos. Mas, ainda há muito a fazer.

Tal como é referido no seu comunicado, foram feitos vários avanços para melhorar todo o sistema Android. Ao mesmo tempo, foram também definidos novos objetivos para 2019.


Além de todas as melhorias de segurança e privacidade para os utilizadores Android, a Google traçou também novas metas. Neste quesito, a sua prioridade passará pela promoção da transparência, tanto para o utilizador, bem como para os parceiros estratégicos. Para tal, a empresa quer tornar-se mais acessível.

O relatório anual de segurança e privacidade no Android

Todas as conclusões aqui apresentadas estão de acordo com o comunicado divulgado pela própria Google no seu blog oficial. De maneira idêntica, estas conclusões podem também ser consultadas no documento original, mais completo – PDF. Aí encontramos todos os trunfos e novidade implementadas ao longo de 2018.

Segundo a Google, em 2018 registou-se um aumento das atualizações regulares graças às mensagens que chegam aos utilizadores Android. Ao mesmo tempo, a empresa cita as novas funcionalidades do serviço Google Play Protect. Além disso, temos também um reforço da segurança e privacidade no seu ecossistema.

A empresa coloca ainda a tónica no aumento dos incentivos e remodelação no seu programa que premia a deteção de vulnerabilidades. Tudo isto com o intuito de continuar a melhorar a segurança geral de toda a sua plataforma, seja para os parceiros estratégicos, bem como para o comum utilizador.

Dizer o que faz, porque o faz e como é que isso pode beneficiar o cliente, ou parceiro. A tónica aqui a ser a promoção da transparência com vista a garantir a sua integridade e garantia de segurança.

Celebra-se também o 10.º aniversário do Android

Somos imediatamente recebidos em tom de celebração. Com o relatório de 2018, celebra-se também o 10.º aniversário deste sistema operativo. Aproveitando a efeméride, a empresa norte-americana destacou as principais inovações no seu Google Play Protect, o “antivírus” nativo da plataforma Android.

Classificando-o como a única ferramenta de proteção que precisa para garantir a segurança e privacidade do sistema, a empresa destaca várias das melhorias introduzidas. O Play Protect deteta aplicações potencialmente maliciosas (malware), evitando que não cheguem sequer à sua loja de apps, a Play Store.

Um processo que continua a ser aperfeiçoado com recurso aos algoritmos de inteligência artificial. Além disso, a empresa fez saber que toda a sua família de aplicações, o seu ecossistema, está mais sagaz na deteção de possíveis ameaças. Desde o Gmail, à Play Store, ao Google Chrome, entre outras.

Segurança e privacidade asseguradas pelo Google Play Protect

É nesta ferramenta, cada vez mais poderosa, que assentam as expetativas da Google. Ao mesmo tempo, esta “barreira”, diminuiu consideravelmente o número de dispositivos infetados com apps maliciosas durante o último ano de 2018.

(…) apenas 0,08% dos dispositivos que utilizam exclusivamente o Google Play para download de apps foram afetados por aplicações maliciosas (…)

Em contraste com os dispositivos Android que instalaram aplicações fora da sua loja foram 8 vezes mais afetados durante o último ano. Mesmo assim, face ao ano de 2017, os dispositivos Android tiveram uma quebra de 15% no número de terminais Android infetados por malware. A Google atribui isto à constante vigilância do seu serviço Play Protect, impedindo já apps maliciosas de serem publicadas.

O reforço da segurança e privacidade no ecossistema Google

Ciente do valioso contributo prestado pelos investigadores anónimos, a Google aumentou também o seu programa de recompensas. Nesse sentido, a empresa afirma ter distribuído mais de três milhões de dólares ao abrigo do programa Android Security Rewards que premeia a deteção de vulnerabilidades.

Por fim, a Google aponta ainda o aumento de 84% no número de dispositivos Android que receberam atualizações (patches) mensais de segurança. Um crescimento notório face ao período homólogo do ano anterior, 2017. A empresa destaca aqui o papel crucial das atualizações mensais de segurança que distribui.

Ao mesmo tempo, isto reflete a crescente importância dada pelos fabricantes à segurança e privacidade dos seus utilizadores.

Em 2018, o sistema cresceu e continuará a ser melhorado

As conclusões da Google relativas a 2018 permitem-nos aferir a crescente eficácia dos seus sistemas de proteção e vigilância. Sobretudo na integridade das aplicações que instalamos a partir da sua loja oficial, a Play Store. Mais ainda, e igualmente importante, é o reconhecimento pelas fabricantes da importância de fazer chegar as atualizações de segurança aos seus terminais.

Em síntese, 2018 foi um bom ano para o sistema operativo Android em que os seus padrões de segurança também foram elevados. Agora, promove-se a transparência da empresa, tanto entre o utilizador e a corporação, como entre parceiros estratégicos e programadores.

Estes são os pontos mais importantes do relatório que poderá consultar na íntegra através desta ligação.

Exit mobile version