Os smartwatches são cada vez mais peças essenciais para os utilizadores. Para além de complementarem os smartphones, começam também a poder ser usados de forma independente, principalmente para fazerem chamadas.
Se isso é já uma realidade no Apple Watch, esperava-se que fosse também no Wear OS. No caso do Android é uma possibilidade, mas no iOS a falha era real. Era, porque agora já há smartwatches com o SO da Google que o fazem.
O Wear OS tem melhorias no iOS
Apesar de estar presente no iOS, a app do Wear OS tem muitas limitações. Se comparada com o que a versão Android oferece, esta está a anos-luz do que pode disponibilizar para os smartwatches. A razão deverá estar nos bloqueios naturais que o sistema da Apple tem.
Há muito que se esperava que estes relógios pudessem fazer chamadas através do iOS, mas a verdade é que esta possibilidade não existia. Estes eram apenas smartwatches que mostravam notificações e que estavam limitados a algumas apps.
Já podem fazer chamadas no iPhone
Uma recente atualização, apenas disponível para os relógios da Fossil, está a mudar este cenário. Com esta nova versão do seu software, passam a poder fazer e receber chamadas diretamente de um iPhone.
Tal como acontece já no Android, o smartphone poderá passar a ficar no bolso para que as chamadas sejam atendidas. Tudo surgirá no ecrã do smartwatch e a chamada poderá ser atendida. Aí será também feita a conversa.
Smartwatches da Google estão melhores no iOS
Tudo parece estar dependente desta atualização proprietária da Fossil. Assim, espera-se que todos os smartwaches das marcas da Fossil e os da Michael Kors possam vir a ter esta novidade em breve. Bastará que a atualização seja disponibilizada.
Provavelmente, e em breve, esta poderá ser uma funcionalidade alargada a outros smartwatches de outras marcas. Fica assim disponível uma funcionalidade que o Android tem há muito e que coloca estes relógios ao nível do Apple Watch.