Depois de um arranque fulguroso, quando chegaram ao mercado, os smartwatches e outros wearables acabaram por perder o seu ritmo e tornaram-se num mercado estagnado.
Esta posição de apatia parece estar a ser quebrada e o crescimento previsto para os wearables para 2019 é grande. Os dados apontam para um crescimento de 26% para o próximo ano.
Hoje em cada, e cada vez mais, os smartwatches e os restantes wearables são uma presença constante. As propostas existentes no mercado são mais adaptada ao que os consumidores querem e por isso as vendas têm crescido.
As previsões da Gartner para os smartwatches
As previsões da Gartner para 2019 apontam para um crescimento neste mercado que deverá rondar os 26%. Ao todo espera-se que sejam gastos em wearables 42 mil milhões de dólares (perto de 37 mil milhões de euros).
Deste valor total, é esperado que 16,2 mil milhões de dólares (14,2 mil milhões de euros) devam ser respeitantes aos resultados dos smartwatches.
Table 1: Forecast for Shipments of Wearable Devices Worldwide 2017-2019 and 2022 (Millions of Units)
Device | 2017 | 2018 | 2019 | 2022 |
Smartwatch | 41.50 | 53.00 | 74.09 | 115.20 |
Head-mounted display | 19.08 | 28.40 | 34.83 | 80.18 |
Smart clothing | 4.12 | 5.65 | 6.94 | 19.91 |
Ear-worn | 21.49 | 33.44 | 46.12 | 158.43 |
Wristband | 36.00 | 38.97 | 41.86 | 51.73 |
Sports watch | 18.63 | 19.46 | 21.28 | 27.74 |
Total | 140.82 | 178.91 | 225.12 | 453.19 |
Source: Gartner (November 2018)
O grande impulsionador deste mercado têm sido os smartwatches, que devem continuar o seu papel, em especial o Apple Watch e o seu preço acima da média.
As previsões apontam para que o seu preço médio de venda desça 11 dólares, passando dos 221 dólares para os 210, à custa da chegada de ofertas mais económicas, de marcas que se querem afirmar neste mercado, e do aumento da produção.
Um novo elemento a crescer no mercado dos wearables
A Gartner revelou ainda que o grande vencedor desta área de mercado em 2019 continuará a ser o smartwatch, mas que há um novo elemento em crescimento.
Em concreto, a Gartner refere-se aos equipamentos ear-worn (auriculares internos), como os AirPods da Apple, os Samsung IconX ou os BackBeat FIT da Plantronics.
Prevê-se que já em 2022 estes valham já 30% do mercado dos wearables, à medida que ganhem mais funcionalidades, indo mais além do entretenimento e da comunicação. Nesta altura podem ter batido os smartwatches.
Este é um mercado dominado pela Apple e pelo Apple Watch, mas a concorrência deverá apostar forte nele e conseguir ganhar o seu espaço, com ofertas menos caras e com as mesmas funcionalidades.