Pplware

Tim Cook admite: “Preço do iPhone é demasiado alto”

O alto preço dos equipamentos Apple sempre foi “uma das criticas” mais ouvida e a cada novo lançamento a empresa de Cupertino conseguia mesmo aumentar os valores.

A Apple sempre ignorou estas críticas, mas Tim Cook reconheceu agora que o preço do iPhone é demasiado elevado!

Foi durante uma entrevista que Tim Cook deu ao canal de televisão indiano NDTV que o CEO da Apple reconheceu que o preço a que o iPhone é vendido é alto de mais.

Tim Cook reconheceu ainda que esta é uma das principais razões para a quebra de vendas que a Apple está a atravessar. No trimestre passado as quebras de vendas do iPhone chegaram aos 16% e os analistas prevêem que essa tendência se já manter por mais algum tempo.

I recognise that prices are high. We want to do things that lower that over time to the degree that we can.

 

O preço elevado do iPhone

Com a Apple a querer entrar em mercados como o indiano, é urgente que tome medidas que consigam baixar os preços do iPhone e que diminuam o efeito da carga fiscal.

Tomando como base os 600 dólares (aproximados) que o iPhone custa nos Estados Unidos, torna-se muito complicado a sua venda em países como a India onde o seu preço chega aos 784 dólares. Mesmo sendo um valor já elevado, está ainda longo do Brasil, o pais onde o iPhone é mais caro, com um preço de 931 dólares.

Para além do preço inflacionado, os utilizadores indianos sofrem ainda com outro problema que torna o valor pago pelo iPhone mais elevado do que seria esperado. Para além do preço não têm acesso á totalidade das funcionalidades e dos serviços, ao contrário dos utilizadores de países desenvolvidos.

Veja a entrevista de Tim Cook na íntegra no vídeo abaixo.

 

O futuro e a recuperação das vendas da Apple

A ideia e o caminho da Apple neste ponto ainda não estão bem definidos, mas esta posição de Tim Cook mostra uma abertura da empresa em criar mecanismos que contornem a carga fiscal aplicada nos países onde o iPhone é mais caro.

Tornar o iPhone mais barato poderá ser uma táctica da Apple para combater a perda de mercado, mas irá contra a filosofia da Apple que sempre se baseou em criar os melhores equipamentos, sem olhar aos preços praticados.

Exit mobile version