A linha de design estreada pelo iPhone 4, e que se alongou até ao iPhone SE, é muitas vezes descrita como umas das melhores que a Apple já desenvolveu. Agora, os últimos rumores indicam que o iPhone 12 poderá seguir essa tendência, atualmente inscrita no iPad Pro.
A principal característica que a Apple irá “ressuscitar” é a moldura lateral e a forma como esta se ligava às duas superfícies em vidro, criando assim uma identidade mais vincada.
Apesar de o iPhone 11 ter sido anunciado há poucas semanas, a Apple está já a desenvolver a próxima geração do seu smartphone. Assim, começam a ser desvendadas as primeiras descobertas relativas ao trabalho realizado em Cupertino. As últimas informações adiantadas pela imprensa internacional apontam para uma mudança radical no iPhone 12!
Ao invés de seguir a linha de design que está presente nos atuais produtos, a Apple irá voltar ao passado, nomeadamente a 2010 quando apresentou o iPhone 4! O design característico do modelo, que se prolongou até ao iPhone SE e tem atualmente semelhanças com o do iPad Pro, poderá voltar já em 2020!
O rumor foi levantado por Ming-Chi Kuo, que tem contactos internos na Apple. Segundo este analista, o iPhone 12 terá um design significativamente diferente do iPhone 11, com faces mais segmentadas.
Prevemos que o novo design do iPhone de 2020 mude significativamente. A moldura metálica e o vidro 2,5D frontal e traseiro ainda serão usados, mas a superfície da moldura de metal será alterada para um design semelhante ao do iPhone 4, substituindo o design atual.
O design do iPhone 4, criado por Jony Ive, foi o primeiro smartphone a introduzir o conceito de uma moldura de alumínio com arestas quadradas expostas entre dois painéis de vidro reforçado – um design que foi copiado inúmeras vezes na indústria de smartphones.
No entanto, passaram-se quase dez anos e a linha de design da Apple mudou muito, nomeadamente no iPhone. Hoje em dia, o iPhone 11 recorre a uma moldura metálica que é envolvida pelas duas faces em vidro 2,5D. Curiosamente, a Apple adotou um design diferente para o iPad Pro, que apresenta transições mais industriais entre as suas faces, remetendo para o design do iPhone 4.
Não obstante, como resultado da mudança de design nos iPhone do próximo ano, Kuo acredita que o custo da estrutura metálica e das superfícies em vidro aumentarão consideravelmente. O analista estima um aumento máximo de 50 a 60% e 40 a 50%, respetivamente.
O relatório prevê ainda que o novo design será um dos ponto chave que contribuirá para o aumento das vendas. Em conjunto com as novidades que serão implementadas, o novo design aumentará as vendas de smartphones da Apple para 85 milhões de unidades em 2020, em comparação com os 75 milhões de 2019.