Uma das novidades da última Keynote da Apple, que vem com os novos iPhone 6s e 6s plus, é o novo co-processador M9. Este vem trazer várias novidades, entre elas a capacidade de estar sempre a ouvir o meio ambiente à espera do famoso comando de voz “Hey Siri”.
Se muitos achavam que a Apple estava sempre a ouvir as conversas dos utilizadores, foi agora revelado um método de cancelar esta funcionalidade.
Nas versões anteriores do iPhone a presença do co-processador servia apenas para ler a posição deste e os movimentos que o smartphone e os utilizadores realizavam.
Mas, com o novo co-processador M9 a Apple adicionou a capacidade de este estar sempre a registar o som ambiente, sem que com isso o consumo de bateria aumente.
Depressa surgiram queixas de violação de privacidade por parte dos utilizadores, alegando que a Apple poderia usar essa informação para conseguir obter informações sobre os utilizadores.
O que não se sabia e que agora foi revelado, mas não pela Apple, é que existe uma forma simples de contornar esta funcionalidade.
O iPhone 6s e o 6s Plus não ouvem os utilizadores sempre que estejam no bolso destes ou quando o iPhone está pousado numa mesa, com o ecrã virado para baixo.
Pensa-se que, à semelhança de outros telefones e outros sistemas operativos, a Apple esteja a usar o sensor de proximidade para activar ou desactivar a funcionalidade que está à escuta do “Hey Siri”.
Esse mesmo sensor está, desde a chegada do iOS 9, a ser usado para manter o ecrã desligado, não apresentando alertas e outras mensagens. Desta forma consegue-se eliminar um dos elementos que mais energia gasta, conseguindo-se assim aumentar a autonomia da bateria.
Todos os que estavam preocupados com a possibilidade do iPhone estar constantemente a ouvir os utilizadores, têm agora uma forma simples de desactivar temporariamente tal funcionalidade…basta que coloquem o seu iPhone virado para baixo ou dentro do bolso.