O interesse nos produtos da Apple tem crescido ao longo dos anos, sendo cada vez mais um objeto de desejo para muitos, indo para além da própria necessidade.
Esta é a ideia que tem sido percecionada ao longo dos anos, mas a verdade é que este interesse poderá estar a diminuir, pelo menos no iPhone, a fazer fé nos dados que a Google regista no seu Trends.
Uma análise recente dos dados que a Google recolhe das suas pesquisas, e que apresenta no Google Trends, mostra que o interesse dos Internautas no iPhone está a atingir valores mínimos.
O interesse no iPhone é cada vez menor
As pesquisas efetuadas estão agora abaixo dos valores máximos que já foram atingidos antes. Este valor está a ser contabilizado desde 2007, quando a marca apresentou o primeiro iPhone e atingiu o seu ponto mais elevado em 2012, quando a Apple apresentou o iPhone 5.
Estes valores têm flutuado, como é normal, atingindo picos nos meses de setembro. Este ano não foi diferente e este valor esteve no seu valro mais alto quando a Apple anunciou os novos iPhones e a quarta geração do Apple Watch.
É curioso ver neste gráfico das pesquisas no Google que até 2011, o último ano que Steve Jobs esteve ao comando da Apple o interesse era baixo, tendo dado um salto no ano seguinte, quando Tim Cook já liderava empresa.
A validade dos dados do Google Trends
Uma vez que se baseiam apenas nos termo e resultados das pesquisas, estes dados podem não ser considerados fidedignos e até úteis. Uma pesquisa no Google nem sempre se traduz numa compra e não indica a razão pela qual a pesquisa foi feita.
A própria Apple, ao não revelar os seus números de vendas, está também a contribuir para a incerteza dos dados. No entanto, e à luz das informações recentes, este interesse pode mesmo ser mais baixo. As vendas podem estar em queda e até o iPhone X poderá estar prestes a regressar ao mercado.