As muitas qualidades dos novos iPhones têm estado a ser lentamente conhecidas, muitas delas sem que tenham sido apresentadas de forma oficial.
Uma novidade que tem estado a ser revelada com insistência é que o novo iPhone 6s é à prova de água. Mas a verdade é que a Apple não anunciou esta característica.
Durante a passada semana, foram vários os relatos e os vídeos que mostravam que os novos iPhones têm um comportamento dentro de água bem diferente dos modelos anteriores.
Por diversas vezes o iPhone teve de se sujeitar a testes dentro de água, em que por vezes estava mais de meia hora, algo que apenas um número reduzido de equipamentos consegue.
Mas se a Apple não relatou esta novidade, como será possível que o iPhone fosse mais resistente à água que os seus modelos anteriores?
Como não existe uma resposta oficial e a Apple não revela quaisquer dados sobre esta novidade, o site iFixit resolveu investigar e para isso abriu um destes modelos e ver se encontrava a resposta.
O que descobriram foi que, os novos iPhones não são à prova de água mas sim, que têm protecções adicionais para evitar que a água chegue aos componentes vitais.
Com estas novas protecções, que abrangem e estão presentes em todo o hardware que comunica com exterior do iPhone, a empresa vai conhecer um muito menor número de queixas relativos a problemas associados à água.
O que não se entende é porque a Apple não publicitou esta novidade, que consegue proteger os equipamentos e poupar tempo e chatice aos utilizadores.
Na verdade o que pode acontecer é que esta é uma medida apenas protecionista para os utilizadores e não é um verdadeiro telefone à prova de água. E desta forma a Apple não a comunicou.
Como resposta à questão inicial, não a Apple não criou um smartphone à prova de água, mas as melhorias que colocou mostram que quer garantir o mínimo de problemas com os seus equipamentos.