A chegada do novo iPad Pro, apresentado na Keynote de ontem, veio mostrar que a Apple está a renovar a sua linha de tablets e provavelmente a mudar a forma como idealiza este mercado.
Se este novo iPad é em quase tudo igual ao modelo maior, a verdade é que com o mesmo processador acaba por ser mais lento.
O novo iPad Pro partilha muito dos componentes que a Apple inaugurou no primeiro modelo desta linha. A similaridade entre estes dois modelos é de tal forma grande que apenas as dimensões mais reduzidas deste novo modelo os diferenciam à primeira vista.
Há ainda diferenças subtis no ecrã, que neste novo modelo é um ecrã a cores panorâmico e com True Tone. Esta novidade permite que o ecrã se adapte dinamicamente às condições de luz.
Mas a Apple acabou por dar uma performance inferior a este iPad Pro, o que é estranho porque ambos têm o mesmo processador A9x. Esta comparação surge no site do iPad e pode ser vista nas especificações, na comparação directa com o processador mais antigo, o A7.
Qual a diferença de performance nos iPad Pro?
Estas diferenças estão não apenas ao nível do processador, em que o iPad de dimensões maiores consegue ser 2,5x mais rápido que o A7 e apenas 2,4x mais rápido neste novo modelo, mas também ao nível do GPU, onde as diferenças são ainda maiores.
No caso do GPU o processador A9x do iPad Pro é 5x mais rápido que o A7 e o modelo que está no modelo mais pequeno é apenas 4,3x mais rápido.
Na prática, e quando comparado ao iPad Pro de 9,7 polegadas, o iPad Pro é cerca de 4,2% mais rápido na comparação de performance do processador e aproximadamente 16,3% mais rápido na comparação da performance do GPU.
Qual a razão da diferença entre os iPad Pro?
Sendo o mesmo processador e a mesma plataforma, acaba por ser difícil entender a opção da Apple para estas diferenças. Existem já algumas teorias que o explicam, mas nenhuma delas é confirmada pela marca.
A mais aceite até agora é que a Apple quer manter o iPad Pro maior como o seu modelo com maior performance e o mais rápido a correr o iOS e mantê-lo assim no topo. Por outro lado há ainda a questão da bateria, que no iPad Pro de 9,7 polegadas é menor e que com esta pequena diminuição de performance consegue aumentar a sua duração.