O Instagram, uma rede social dedicada à partilha de imagens e de fotografia, tem procurado ocupar espaços que até agora não eram seus, mas que faziam todo o sentido serem abordados.
Depois de ter sido comprada pelo Facebook esta rede cresceu e apresentou novas funcionalidades, entre elas a capacidade de publicar vídeos.
Surge agora mais uma novidade, na forma de uma aplicação, quer permite criar vídeos time lapse. Vamos conhecer o Hyperlapse do Instagram.
A ideia de criar vídeos em time lapse com a mínima imperfeição foi a base que a equipa do Instagram tomou para a criação do Hyperlapse.
Com esta nova aplicação, completamente independente do Instagram, podem criar esses vídeos, desde a captura da imagem até ao processamento do próprio vídeo final.
Todo o processo é tratado dentro da aplicação, com recurso ao hardware presente no iPhone ou no iPad e também com o recurso a algoritmos criados especificamente para este fim.
A captura do vídeo é feita de imediato com recurso a filtros de estabilização e ao giroscópio do iPhone para que a captura seja o mais estável possível e compensando sempre que existirem movimentos.
Com esta filtragem e tratamento consegue-se um vídeo mais estável e com o menor movimento possível, garantindo um vídeo final, em movimento acelerado com as menores oscilações possíveis.
É assim possível evitas as normais situações em que os vídeos time lapse apresentam movimentos bruscos e com saltos, que apenas se podem evitar com recurso a equipamento adicional e algumas técnicas específicas.
O Hyperlapse está pronto a ser usado assim que é instalado, não precisando o utilizador de ter nenhuma conta criada no Instagram.
Basta colocar o vídeo a ser capturado e no final apenas deve ser escolhida a velocidade que se pretende que seja aplicada no Time Lapse, desde a velocidade normal até 12 vezes mais rápida.
No final o vídeo pode ser partilhado no Instagram ou no Facebook, dando assim ao utilizador a possibilidade de mostrar ao mundo a sua pequena obra.
O Hyperlapse está apenas disponível para iOS (iPhone e iPad), não havendo planos futuros para o surgimento de uma versão Android. Segundo a equipa que desenvolveu a aplicação a aplicação Android obrigaria a alterações profundas na câmara da aplicação e na API do giroscópio.
Esta é uma nova e simples forma de criarem vídeos time lapsed, sem terem de recorrer a equipamento adicional para garantirem que a imagem tem uma estabilização quase perfeita.
Basta lançarem o Hyperlapse, capturarem o vídeo, definirem a velocidade do time lapse e esperarem que a aplicação disponibilize o resultado final. Não podia ser mais simples.