Pplware

ZyCoo UC510: Vamos aprender a ligar dois “telefones digitais”

O ZyCoo UC510 é router wireless e wired mas também uma central telefónica que foi especialmente concebida para funcionar como IP PBX para pequenas empresas e também em ambientes domésticos.

No último tutorial ensinamos a efectuarem algumas configurações básicas. Hoje vamos mostrar como podem criar/configurar duas extensões para que dois softphones (telefones digitais) possam comunicar.

Criação de Extensões

Com uma interface baseada no popular Asterisk, a criação de extensões é um processo bastante simples. Para criar uma extensão basta que carregue em New User (É possível criar utilizadores em “massa” carregando em Batch Add Users).

Para este tutorial vamos criar configurar e usar duas extensões: 801 e 802.

Extensão 801

Depois de criar a extensão 801, basta simplesmente que defina uma password para a mesma. Os outros parâmetros vamos deixar intactos.

Extensão 802

A configuração da extensão 802 é semelhante à 801.

Configuração de SoftPhones

Para este tutorial instalamos o softphone LinPhone no PC com Windows e usamos também a versão deste softphone num iPhone.

Configuração do LinPhone no Windows

A configuração de um softphone é relativamente simples. No caso do cliente do Windows basta efectuar a configuração seguinte.

Nota: O endereço 192.168.1.1 pertence ao ZyCoo UC510

 

Configuração do LinPhone no iOS

A configuração do LinPhone no iPhone é também bastante simples. Para tal basta que indiquem a extensão a usar, password e no Domain devem indicar o endereço IP do ZyCoo UC510.

E está feito. Como viram a configuração das extensões no IPB e dos softphones é bastante simples. Pelos testes que realizamos tudo funciona bastante bem, mesmo usando uma rede wireless.

Vejam o seguinte vídeo onde mostra as principais configurações

Se estiver interessado num equipamento deste tipo, consulte o site do VoIP.PT aqui.

Exit mobile version