Alta performance, fiabilidade, 4 baías e muita capacidade de armazenamento
Como utilizadores massivos da tecnologia, o resultado diário é megas e mais megas de informação provenientes dos mais diversos dispositivos (a Gartner estima que em média cada família produzirá cerca de 3.3 TB de informação digital em 2016).
As soluções “tradicionais”, com pouca capacidade, começam a não ser suficientes para alojar tanta informação e os serviços da cloud “obrigam-nos” a enviar a nossa informação para fora do nosso raio de acção.
Depois de darmos aquiaqui a conhecer a NAS, hoje mostramos algumas funcionalidades.
O My Cloud EX4 oferece diversas opções de capacidade, permitindo aos consumidores escolherem desde um chassis sem discos que lhes permite personalizar a sua capacidade e adicionar discos à medida que a sua biblioteca de conteúdo digital cresce, até modelos com 8 TB, 12 TB ou 16 TB de capacidade.
Acesso a NAS WD My Cloud EX4
Para aceder a NAS basta que introduza o endereço local atribuído à mesma. Na interface principal, a NAS apresenta a capacidade do equipamento, versão de firmware, informações sobre o estado do equipamento, número de utilizadores criados, cloud devices, aplicações, etc.
De referir que toda a interface do NAS WD My Cloud EX4 está muito bem organizada e é muito simples “navegar” entre menus.
Na zona de diagnóstico podemos visualizar informações sobre a temperatura, velocidade das ventoinhas, estado do RAID e diagnóstico das drives.
A NAS permite obter a configuração de rede por DHCP (IPv4 e IPv6) ou então o utilizador poderá configurar um endereço manual. De referir que é também configurar parâmetros relativos a VLANs.
Na interface de configuração dos parâmetros de rede, é também possível definir quais os serviços activos (SMB 2, FTP, NFS, SNMP, SSH, etc).
Utilizadores
Com o objectivo de controlar quem aceder a quê e de que forma, a NAS WD My Cloud EX4 permite a criação de utilizadores locais. É inclusive possível criar múltiplos utilizadores de uma só vez ou então importar essa informação via ficheiro. Por cada utilizador é também possível definir quotas de memória de armazenamento.
Além de utilizadores, podemos também criar grupos, para uma gestão mais simples ao nível dos privilégios.
Partilhas
Uma vez criados os utilizadores necessários, é ó momento para criarmos as partilhas. Para isso, a a NAS WD My Cloud EX4 oferece uma interface muito simples com todos os parâmetros necessários. Além do nome da partilha, é possível definir se esta é pública, quais os serviços disponíveis para acesso (ex.FTP, WebDav, NFS) e também quais os utilizadores que têm acesso aos conteúdos dessa partilha.
Exemplo de um acesso via protocolo FTP, para tal, bastou indicar as credenciais de um utilizador criado na NAS e o endereço IP da mesma.
Por hoje é tudo. Num próximo artigo vamos analisar as restantes funcionalidades que nos permitem, por exemplo, aceder a informação fora da nossa rede local (ex. fora de casa). Até ao momento a NAS tem demonstrado ser um equipamento fantástico, muito robusto e com uma excelente performance. Ao nível de funcionalidades é também muito completa.