Pplware

Wafer de diamante com 5 cm é capaz de armazenar 25 exabytes de dados

O setor da indústria tecnológica está cada vez mais inovadora, especialmente no que respeita ao objetivo de oferecer uma maior capacidade, melhor desempenho, num equipamento ainda mais pequeno e compacto do que o normal, em muitos casos construído noutros materiais menos comuns.

A mais recente novidade neste campo é um wafer de diamante com apenas 5 cm que é capaz de armazenar 25 exabytes de dados. Como tal, este e outros pequenos chips estão aos poucos a mudar a forma como o armazenamento de dados é feito.


Wafer de 5 nm pode mudar o armazenamento do futuro

A empresa japonesa Adamant Namiki Precision Jewel, juntamente com investigadores da Saga University, desenvolveu recentemente uma novidade que poderá redefinir a forma como armazenamos os nossos dados no futuro. Em concreto, a equipa de especialistas criou um wafer de diamante com 5 cm que consegue armazenar 25 exabytes de informação numa temperatura ambiente.

O novo conceito designa-se Kenzan Diamond, foi desenvolvido com o foco no setor da computação quântica e é o maior sistema de dados de diamante já criado até hoje. Para termos uma ideia, o pequeno equipamento consegue guardar uma quantidade equivalente a mil milhão de blu-rays de 50 GB.

Processo de fabrico

Para que seja possível criar um diamante para a computação quântica, este necessita de ser extremamente puro, sendo que a contaminação não pode ser mais do que três partes por meio milhão. E para conseguir tamanha pureza, os investigadores criaram um novo processo designado Step-Flow, no qual os diamantes ‘crescem’ num substrato de safira em formato de escada.

Ao mesmo tempo que o diamante se expande, também cresce lateralmente, o que diminui a ocorrência de falhas e rachas. Por sua vez, os investigadores recorrem ao nitrogénio para acelerar todo o processo de criação do Kenzan Diamond.

Segundo a empresa japonesa, o wafer em diamante poderá ser produzido em massa e o objetivo é que o mesmo já possa começar a ser comercializado em 2023. Um porta-voz da Adamant referiu que a marca espera que o Kenzan Diamond seja uma peça importante para os computadores quânticos do futuro.

Leia também:

Exit mobile version