Pplware

Vamos transformar o RPI num servidor de e-mail? (Parte II)

O Raspberry PI é um projecto de sucesso nas mais diversas áreas. Este mini PC tem a capacidade de transformar uma tradicional TV numa smartTV, pode ser usado em projectos académicos e industriais/comerciais, na área da domótica, na área da automação, no segmento automóvel, etc, etc.

Depois de ensinarmos a instalar o Citadel, hoje vamos ensinar a configurar o mesmo.

Citadel

O Citadel é um projecto de código aberto,alternativo ao MS Exchange,  que foi desenvolvido com o intuito de ser simples, versátil e completo. Apesar da ideia inicial deste projecto consistir na criação de um BBS  (bulletin board system), rapidamente o projecto cresceu e ganhou funcionalidades viradas para o serviço de -mail. Das funcionalidades que hoje suporta destaca-se:

Depois da instalação do Citadel, há algumas configurações que devem ser realizadas.

Veja a 1ª parte deste Tutorial

Configurar o domínio

Agora que temos o Citadel em funcionamento, há alguns passos que devemos fazer ao nível da configuração. Para começar, precisamos de configurar o nome de domínio. Para isso, fazemos o login, e clicamos no botão Administration.

Depois nas configurações globais selecionamos a opção Domain names and Internet mail configuration

Agora no campo seguinte configuramos o nome do nosso domínio.

Exemplo:  (pplware.no-ip.org sem o prefixo www.)

Configuração de contas de utilizadores

Para criar, apagar ou editar contas de utilizadores, voltamos ao menu de Administração e escolhemos  (Adicionar, alterar, excluir contas de utilizador no painel de gestão de contas de utilizadores)

No painel seguinte vamos a adicionar um novo nome de utilizador. Este nome de utilizador que configuramos vai servir para endereços de e-mail.

No ecrã seguinte, adicionamos uma password e damos permissão para enviar e-mails. Clicamos no botão guardar alterações.

Agora a nossa nova conta de e-mail tem acesso a calendários partilhados, notas, tarefas, chat, etc.

No final destas configurações, não nos podemos esquecer de abrir os portos onde funcionam os protocolos de e-mail no nosso router e redirecionar os pedidos para o nosso raspberry pi.

  • SMTP porto 25
  • IMAP porto 143
  • POP3 porto 110
Exit mobile version