Pplware

Unboxing mini PC Raspberry PI

Por Hugo Matos para o Pplware

Hoje vamos ver de perto o muito falado e aguardado Raspberry Pi, como foi anunciado aqui . Já o temos na mão e é um computador do tamanho de um cartão de crédito que, por 39€, é capaz de  reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D. Vem embrulhado num saco anti-estático e traz apenas uns folhetos: um guia de início rápido e um de informações de segurança.

 

Para usá-lo precisamos de um cartão SD para armazenamento, HDMI ou vídeo composto para ligá-lo a uma TV ou monitor, um teclado, um rato USB e uma fonte de alimentação micro USB com 5V, 700mA (ver folheto). Precisamos também de uma ISO (download aqui) do sistema operativo (Linux) para o Raspberry Pi.

Embora existam três sistemas operativos diferentes, a fundação Raspberry recomenda o Debian Squeeze. Para usar a imagem, precisamos descompactá-la e passá-la para o cartão SD usando o dd  para Unix ou o Win32DiskImager  para Windows. Deixamos aqui um guia para iniciantes sobre configuração do cartão SD.

Basta agora ligar os periféricos, inserir o cartão SD e ligar à corrente. Para a versão Debian Squeeze fazemos login com:

Após o login entrará em linha de comando (CLI). Para usar o ambiente gráfico deve escrever startx.

A board traz também outros conectores de entrada / saída, como GPIO, JTAG, DSI e CSI que podem ser utilizados para ligar circuitos adicionais e expandir as suas capacidades.

O que se pode fazer/ter com o Raspberry Pi
O XBMC coloca a disposição do utilizador um conjunto de interessantes funcionalidades que vão desde a reprodução de vídeos e música até a visualização de imagens/fotografias num ambiente totalmente desenhado e intuitivo.

O Android Transporter faz do smartphone, ou tablet, em conjunto com o Raspberry Pi um excelente media stream para ver filmes, jogar ou ver fotografias em família.

Breves conclusões

Em minha opinião, considero que é uma máquina bastante interessante e com elevado potencial, tanto ao nível de desenvolvimento e aprendizagem como entretenimento.

Agora, já nas mãos dos “developers”, irão surgir muitos projectos e muita informação na Internet. Fiquem atentos pois sei que aqui, no Pplware, irão aparecer muitos artigos e tutoriais sobre o Raspberry Pi.


Homepage: Raspberrypi
Revista para utilizadores do Raspberry

Exit mobile version